top of page

Assembleia docente dá posse à nova Diretoria da ADUFOP e elege delegação para o 68° CONAD

  • ADUFOP
  • há 16 minutos
  • 3 min de leitura

A sede da ADUFOP foi centro de duas assembleias na última quinta-feira (22). Inicialmente, foi realizada a Assembleia Ordinária, que discutiu alguns pontos da Gestão 2023-2025, a questão orçamentária das universidades e elegeu a delegação para o 68° CONAD. Em seguida, aconteceu a Assembleia de Posse dos novos membros da Diretoria e do Conselho de Representantes da entidade.


Assembleia Ordinária

Os membros da Diretoria da ADUFOP Gestão 2023-2025, Joana Amaral e Rodrigo Ribeiro, iniciaram a assembleia com informes sobre as eleições da ADUFOP e ANDES-SN que contou com a participação de 162 associados. Além da eleição, foi discutido o reajuste salarial e o acordo de greve. Apesar da aprovação que regulamenta o reajuste salarial, já pago com atraso, ainda não houve encaminhamentos adequados para o restante das negociações com o MEC e MGI.


Rodrigo Ribeiro fez uma análise de conjuntura, destacando o contingenciamento de recursos que as universidades vêm enfrentando, incluindo a UFOP. Ainda, apontou que é fundamental a mobilização de movimentos sindicais, estudantis e sociais, com críticas contundentes à política econômica do governo federal, ainda que “o cenário político possa ser complicado e que os riscos representados pela extrema direita ainda estejam presentes”, acrescentou. 


Durante a Assembleia, também foi aprovada a Delegação da ADUFOP para o 68° CONAD (Conselho do ANDES-SN), que acontecerá de 11 a 13 de julho em Manaus. A professora Kathiuça Bertollo foi eleita como delegada e como observadores foram eleitos os/as professores Joana Amaral, Gilberto Januário, Marlon Garcia, Deborah Pessoa, Claudia Amaral, Maria Tereza de Freitas, Eva Bessa, Clarissa Rodrigues, Rodrigo Nogueira e Paulo Assis.


Também foi discutida a recomposição dos Grupos de Trabalho (GTs) da ADUFOP. Os GTs ficaram com a seguinte composição:GTPE - Política Educacional:

Clarissa Rodrigues (DEQUI), Cristina Maia (DEBIO), Rodrigo Nogueira (DEARQ), Kathiuça Bertollo (DESSO), Gilberto Januário (DEMAT).


GTSSA - Seguridade Social / Assuntos de Aposentadoria:

Eva Bessa (DEENP), Kathiuça Bertollo (DESSO), Claudia Amaral (DEALI), Maria Tereza de Freitas (DEALI).


GTCarreira:

Rodrigo Nogueira (DEARQ), Clarissa Rodrigues (DEQUI).


GTCeT - Ciência e Tecnologia:

Alessandra Souza (DESSO), Davi Perez (DESSO).

GTPAUA - Política Agrária, Urbana e Ambiental:

Kathiuça Bertollo (DESSO), Marlon Garcia (DESSO).

GTPFS - Política de Formação Sindical:

Kathiuça Bertollo (DESSO), Rodrigo Ribeiro (DESSO), Gilberto Januário (DEMAT).


GTCA - Comunicação e Arte:

Rodrigo Ribeiro (DESSO), Kathiuça Bertollo (DESSO), Larissa Lana (Jornalista), Deborah Pessoa (DECAD), Joana Amaral (DENCS).


GTPCEGDS - Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual:

Erisvaldo Santos (DEEDU), Gabriela Gomes (DEMUL), Kathiuça Bertollo (DESSO), Deborah Pessoa (DECAD), Marcelo Donizete (DEEDU), Joana Amaral (DENCS).


Por fim, foi exibida uma retrospectiva com as principais ações realizados pela diretoria ADUFOP Biênio 2023-2025, que inclui algumas atividades como ADUFOP Cultural, aniversário de 42 anos da ADUFOP,  mesa-redonda “Do aquilombamento à valorização da cultura afro-brasileira:contribuições para a promoção de uma educação antirracista” e a exposição “Resistências e (Re)existências: a festa do reinado e a preservação dos valores afro-brasileiros em Ouro Preto”. Acesse aqui a cartilha completa de retrospectiva da gestão.


Assembleia de posse

A chapa “Firmeza política e entusiasmo para lutar” recebeu 141 votos válidos nas eleições. Também foram eleitos os nomes para compor o Conselho de Representantes da entidade. As eleições ocorreram nos dias 7 e 8 de maio, em sete seções eleitorais espalhadas nos campi da UFOP, concomitantemente com as eleições para a Diretoria do ANDES-SN. 


A nova diretoria da ADUFOP é composta pelas/os professoras/es: Kathiuça Bertollo (DESSO), como presidenta, Gabriela de Lima Gomes (DEMUL) como vice-presidenta, Tays Torres Ribeiro das Chagas (DEPRO) como 1ª Secretária, Rodrigo Fernandes Ribeiro (DESSO) como 2º Secretário, Paulo Ernesto Antonelli (EEF) como 1º Tesoureiro e Pedro Henrique Barbosa de Abreu (DEMSC) como 2º Tesoureiro.


Para o Conselho de Representantes foram eleitas/os as/os professoras/es: Tatiana Ribeiro de Souza e Rodrigo Meira Martoni - EDTM; Karine Gonçalves Carneiro - EM, Luiz Antônio Rosa Seixas e Adivane Terezinha Costa - DEGEO; Marlon Garcia da Silva, Alessandra Ribeiro de Souza e Cláudio Henrique Miranda Horst - ICSA; Eva Bessa Soares - ICEA; Maria Tereza de Freitas, Cláudia Antônia Alcântara Amaral e Érika Cardoso dos Reis - ENUT; Marcelo Donizete da Silva, Clézio Roberto Gonçalves e Fábio Faversani - ICHS; Gilberto Januário - ICEB; Sílvio Ricardo da Silva - EEF.


Ao final da assembleia, a nova diretoria agradeceu os votos recebidos e a participação das/os docentes sindicalizadas/os no processo eleitoral. A professora Kathiuça ressaltou o compromisso da chapa com os pontos apresentados e assumidos no programa político-sindical apresentado na campanha. Enfatizou que “a diretoria estará nas trincheiras das urgentes e necessárias lutas neste contexto tão ofensivo e de desmonte da educação e da universidade pública que se impõe no tempo presente”.




 
 
bottom of page