Assembleia Geral ADUFOP aprova reajuste de 15% do plano de saúde

Na última sexta-feira(8), docentes da UFOP se reuniram em Assembleia Geral ADUFOP para discutir a renovação do contrato coletivo do plano de saúde UNIMED Inconfidentes. A Assembleia foi realizada no auditório do Bloco de Salas de Aula, no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto e foi presidida pelo professor Rodrigo Martoni, vice presidente da entidade e secretariada pela professora Kathiuça Bertollo, 1ª tesoureira da ADUFOP.

A professora Kathiuça Bertollo participou das reuniões de negóciação da renovação do contrato coletivo do plano de saúde - Larissa Lana/ADUFOP

A plenária aprovou o índice de reajuste de 15% e a contratação junto com outras entidades de uma auditoria para verificar os números da sinistralidade, bem como, a possibilidade de contratar outra operadora nos próximos anos.

O professor Rodrigo Martoni iniciou a Assembleia com informes: o afastamento do Professor André Mayer da Diretoria da ADUFOP por motivos de saúde; Participação de representante da ADUFOP no Seminário “O Desmonte do Estado Social Brasileiro: Causas, Consequências e Contradições”, no dia 29 de outubro, realizado em Brasília/DF.

Em seguida, a mesa explicou aos docentes sobre a renovação do contrato do plano de saúde: no dia 14 de outubro, os representantes da ADUFOP, ASSUFOP e SINASEFE-IFMG reuniram-se com a Coordenadoria Comercial da Unimed Inconfidentes e foi apresentada pelo convênio uma proposta de 26,41%. Após esse encontro, os representantes das entidades encontram-se para discutir uma contraproposta e preparam ofício reivindicando o reajuste de 4,09%, baseado no IGPM para o mês de outubro deste ano. No dia 22 de outubro, em resposta ao ofício das entidades, a UNIMED Inconfidentes reiterou a proposta de 26,41%. Em 4 de novembro, os representantes das entidades estiveram na sede da UNIMED Inconfidentes para negociar a proposta de reajuste de 26,41% sugerido pela seguradora. Após diversos estudos sobre as cláusulas contratuais, os representantes sindicais solicitaram um reajuste de 13% para renovação do contrato que foi rejeitado pela seguradora. A UNIMED propôs 15% de reajuste na renovação do contrato.

A ADUFOP convocou a Assembleia para deliberar sobre o reajuste do plano de saúde por ser um tema que atinge muitos sindicalizados - Larissa Lana/ADUFOP

A Diretoria da ADUFOP decidiu, em reunião, convocar a Assembleia para deliberar sobre o reajuste do plano de saúde por se tratar de um tema que atinge muitos sindicalizados.

O valor do reajuste será cobrado retroativa no mês de dezembro de 2019.