top of page

Assembleia Geral ADUFOP elege delegada para 65.º CONAD

A diretoria da ADUFOP realizou, na última quarta-feira (22/06/2022), Assembleia Geral ADUFOP. A Assembleia foi realizada no auditório do Bloco de Salas de Aula, no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto e foi transmitida para o ICEA, em João Monlevade, no entanto, não houve comparecimento de professor/as do Instituto.


No primeiro ponto de pauta, a mesa reforçou o convite aos/às docentes para enviarem artigos e ensaios para o Caderno de Textos ADUFOP 40 anos, alusivo às lutas travadas pela entidade. Para mais informações, clique aqui. Além disso, a Diretoria solicitou a todos que tenham fotos e outros materiais que contam e conformam a história e memória da entidade que encaminhem para adufop.comunicacao@gmail.com . Os materiais serão utilizados na Campanha ADUFOP 40 anos, especialmente o documentário que contará a história da entidade.


A diretoria também informou que, em breve, serão distribuídas as Cartilhas impressas da Chamada Cultural. A Cartilha é resultado de 02 anos dessa iniciativa de atuação político-cultural-sindical. As indicações recebidas/aprovadas são publicadas nas redes sociais e no site da ADUFOP, às sextas-feiras. Esta é uma ação coletiva e que está aberta ao recebimento de indicação de obras de autoria própria ou de expressões artísticas e artistas que pautem os dilemas, as lutas, as resistências da classe trabalhadora brasileira, latino-americana. As contribuições/indicações devem ser encaminhadas para o e-mail comunicacao@adufop.org.br


O segundo ponto da pauta foi a escolha do/a delegado/a e observadores/as para o 65.º CONAD do ANDES-SN, de 15 a 17 de julho, em Vitória da Conquista (BA). A Professora Kathiuça Bertollo (DESSO), Presidente da ADUFOP, foi eleita para representar a entidade como delegada. Não houve manifestações de interesse para participar como observador/a. O encontro terá como tema "Retorno presencial com condições de trabalho e políticas de permanência para fortalecer a luta por Educação Pública e liberdades democráticas".


No terceiro ponto de pauta deliberou-se como encaminhamentos: convidar/construir conjuntamente com o ASSUFOP e o DCE, ao longo do mês de julho, uma Assembleia Universitária - com presença da Reitoria da UFOP, a ser realizada no início do próximo semestre letivo cujo intuito avaliar o que foi este primeiros semestre de retorno presencial, bem como a realidade que se impõe para o próximo semestre letivo, especialmente acerca do enfrentamento à pandemia junto à comunidade acadêmica, condições laborais e condições estruturais da universidade - sobretudo ao que se refere à questão orçamentária. A proposta foi aprovada por unanimidade. Além disso, a Diretoria convidou os docentes para mais uma Semana de Luta em Brasília (DF), entre os dias 04 e 07 de julho, contra os cortes, bloqueios e contingenciamentos orçamentários e por uma Lei de Diretrizes Orçamentárias que contemple reajuste salarial para todo(a)s o(a)s Servidores Públicos Federais.


Da esquerda para direita, Professora Kathiuça Bertollo e Professora Joana Amaral, respectivamente Presidente e 1ª Secretária da ADUFOP - Larissa Lana/ADUFOP



bottom of page