Assembleia Geral ADUFOP elege delegados/as e observadora para o 40º Congresso Nacional do ANDES-SN e discute sobre o retorno presencial

A diretoria da ADUFOP realizou ontem (12/01/2022) Assembleia Geral Online. A Assembleia foi presidida pela professora Kathiuça Bertollo e secretariada pela professora Joana Amaral, respectivamente presidente e primeira secretária da entidade. Kathiuça iniciou a plenária saudando os/as docentes e a equipe de trabalho da entidade. Em seguida, a professora Joana Amaral informou que a Mensagem de Fim de Ano da ADUFOP fica disponível até 16/01 no canal de youtube da entidade e reforçou o convite para quem ainda não assistiu. Comunicou que a entidade completa 40 anos em 2022 e que está sendo organizada pela diretoria a Campanha 'ADUFOP 40 anos', com atividades comemorativas alusivas à data. A professora comentou sobre a construção e participação ativa do ANDES-SN e da ADUFOP na jornada de lutas contra a PEC 32 junto a outras entidades e seções sindicais, em Brasília. Foram 14 semanas de manifestações e atos contra a proposta de Reforma Administrativa. Joana informou sobre a participação da Diretoria da entidade na Reunião de setor das IFES, convocada pela diretoria nacional do ANDES, tendo como ponto de pauta central a questão salarial dos servidores públicos.

Reforçou que a ADUFOP está participando da campanha “Ação Solidária” para os atingidos pela chuva de Ouro Preto, Mariana, João Monlevade e Itabirito, organizada pela UFOP e pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus Ouro Preto), em parceria também com o ASSUFOP, o SINASEFE IFMG, a Fundação Gorceix e as prefeituras municipais da região. Além disso, a entidade está apoiando as ações do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) aos/às desabrigados/as e desalojados/as pelas chuvas em Ouro Preto.

A professora Clarissa Rodrigues informou que o Encontro da Regional Leste do ANDES-SN deve acontecer em março de 2022.

O segundo ponto de pauta, foi a eleição de delegados/as, observadores/as e observadores/as suplentes do/a delegado/a para 40º Congresso do ANDES-SN, no período de 27 de março a 1º de abril de 2022, na cidade de Porto Alegre (RS) tendo como tema central: "A vida acima dos lucros". A mesa indicou o nome da Professora Joana Amaral como delegada representante da diretoria, e foram eleitos/as por unanimidade os/as docentes: Kathiuça Bertollo, André Mayer, Rodrigo Ribeiro, Clarissa Rodrigues, Rodrigo Nogueira, Deborah Nascimento Pessoa, Wagner Ragi Curi Filho como delegados/as de base e a professora Jussara de Cassia Soares Lopes como observadora suplente de delegado/a.

A Assembleia discutiu o retorno presencial da UFOP, ainda no contexto da pandemia da Covid-19. O professor Rodrigo Ribeiro, tesoureiro da ADUFOP, fez uma apresentação sobre as ações, posições e notas que a entidade vem produzindo e pautando. Ressaltou a posição da entidade em defesa da categoria docente e do caráter público da universidade.

A Diretoria da ADUFOP irá acompanhar e reivindicar as necessárias medidas sanitárias e pedagógicas para o retorno presencial seguro e convida os docentes a potencializar as lutas e reivindicações pela reposição orçamentária na universidade.