top of page

Assembleia Geral ADUFOP elege delegação para 41º Congresso do ANDES-SN e aprova reforma da sede

Em assembleia realizada na última quarta-feira, 14 de dezembro, no auditório do bloco de salas de aula, docentes da UFOP aprovaram a delegação da ADUFOP para o 41º Congresso do ANDES-SN e debateram a atual conjuntura e os cortes na educação. Além disso, foi aprovada a reforma da sede com apresentação do projeto arquitetônico e proposta orçamentária. A Assembleia teve transmissão ao vivo no local de trabalho – ICEA, campus João Monlevade, conforme previsão estatutária do ANDES-SN.


Abrindo a assembleia, a diretoria da entidade fez alguns informes: sobre a atuação da ADUFOP na Frente Mineira de Luta das Atingidas e dos Atingidos pela Mineração (FLAMa-MG) reforçando o chamado para que as/os docentes se somem às lutas e convidando-as/os para o 4º Encontro Regional por um novo modelo de Mineração – 4ª Jornada Universitária de Debate na Mineração previsto para acontecer de 23 a 27 de janeiro; o lançamento da versão impressa do Caderno de textos – ADUFOP 40 anos, lançado virtualmente em 4 de novembro, data do aniversário da entidade, e que contém textos que trazem reflexões sobre a luta docente atual sob diferentes aspectos como mudanças e avanços da ciência e tecnologia, avanço da oferta de vagas em nível superior pelo setor privado, a importância da arte e cultura na luta sindical, importância da luta sindical docente, atuação do ANDES-SN no primeiro ano da pandemia, a relação meio ambiente e luta sindical – com ênfase para região onde a entidade está inserida, entre outros temas relacionados à universidade, à educação e à luta sindical docente.


A Diretoria também destacou a confraternização em comemoração aos 40 anos da entidade. De acordo com a professora Kathiuça Bertollo, presidente da ADUFOP, “Foi um momento importante de reencontro presencial, de reivindicação da cultura popular mineira, de afeto e de potencialização das lutas a serem travadas conjuntamente. Contamos com a presença de representantes da diretoria de outras seções da regional Leste, e também de membros da Regional que vieram prestigiar a trajetória combativa da nossa seção”.


Ainda nos informes, a mesa mencionou o ato realizado no dia 10 de dezembro na Praça Tiradentes em Ouro Preto, convocado pelos estudantes da graduação através do DCE e da pós-graduação através do processo de rearticulação da APG. A diretoria da ADUFOP participou da manifestação, que teve como principais reivindicações “Contra os cortes e teto dos gastos – Emenda Constitucional 95, pelo pagamento das bolsas e reajuste das mesmas”.


Também foi mencionada a participação da ADUFOP no II Seminário Internacional Educação Superior na América Latina e Caribe e Organização dos/as Trabalhadores/as, o I Seminário Multicampia e Fronteira e o I Festival de Arte e Cultura: Sem fronteiras, a arte respira lucha (arte respira luta. Luta respira arte) na Universidade Federal de Integração Latino-americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR). O evento do ANDES-SN, realizado entre os dias 6 e 9 de dezembro, discutiu a Universidade Pública, organização sindical e opressões na América, mudanças tecnológicas, luta docente, multicampia, arte e cultura, entre outros temas.


A proposta de reforma da ADUFOP foi apresentada pela diretoria e, em seguida, pela arquiteta Lisandra Couto, da empresa Volve Negócios Imobiliários, responsável pelo projeto arquitetônico. Após apresentação da arquiteta, que sanou dúvidas dos/as docentes, também foi apresentada a proposta orçamentária. Ao final, com as dúvidas esclarecidas, a proposta foi aprovada por unanimidade.


As e os docentes também realizaram uma análise de conjuntura, destacando os últimos cortes de bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação. A Diretoria informou que a ADUFOP, ASSUFOP, ASSUFOP, DCE e Coletivo de Pós-graduandos encaminharam, conjuntamente, questionamentos para a Administração da UFOP acerca da atual situação orçamentária da Universidade. Os questionamentos fazem parte das mobilizações contra o corte de verbas promovido por Bolsonaro que compromete o término do exercício fiscal de 2022 e traz inúmeras incertezas para o custeio das Instituições Federais de Ensino para 2023. Além disso, foi aprovada a realização de atos públicos e panfletagem nos Restaurantes Universitários do Campus do Morro do Cruzeiro e do ICSA, no dia 15 de dezembro, quinta-feira, a partir das 11 horas. Como encaminhamento, foi tirado a realização de um calendário de lutas em janeiro com atividades culturais nos campi da UFOP.


41º Congresso do ANDES-SN

A assembleia aprovou por unanimidade os seguintes nomes para compor a delegação da ADUFOP no 41º Congresso do Sindicato Nacional: delegada Kathiuça Bertollo, como delegada de Diretoria, e as/os delegados de base: Clarissa Rodrigues, Rodrigo Nogueira, Wagner Curi, Joana do Amaral, Marcelo Donizete, Deborah Nascimento e como observador/suplente de delegado Davi Perez.


O 41º Congresso do ANDES-SN acontecerá de 6 a 10 de fevereiro de 2023, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco (AC), sob a organização da Associação dos Docentes da Ufac (Adufac Seção Sindical). Instância máxima de deliberação da categoria docente, o encontro terá como tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”. Conforme decisão do 64º Conad acerca dos eventos deliberativos do Sindicato Nacional, o 41º Congresso terá como pauta os seguintes temas: I – Conjuntura e Movimento Docente; II – Planos de Lutas dos Setores; III – Plano Geral de Lutas; e IV – Questões Organizativas e Financeiras.


O Congresso também vai discutir a permanência ou não do ANDES-SN à CSP Conlutas. Em termos de acúmulo acerca do debate, O 14 º Conad Extraordinário, realizado nos dias 12 e 13 de novembro, indicou a saída do ANDES-SN da CSP-Conlutas. A mesa relembrou que a ADUFOP realizou em 11 de outubro um debate que contou com a participação do Professor Milton Pinheiro, atual vice-presidente do ANDES-SN, sobre a conjuntura política, a posição do Sindicato Nacional na eleição presidencial; os cortes na educação e a necessidade de luta; reflexões sobre a organização político sindical do ANDES-SN: avaliação sobre a CSP Conlutas. Em seguida, no dia 20 de outubro, foi realizada Assembleia Geral, que debateu sobre a posição da entidade em relação à permanência ou desfiliação do Sindicato Nacional à CSP Conlutas, posição que foi levada ao 14 º Conad Extraordinário. A partir desses debates, a posição que a ADUFOP vem construindo, em consonância com a posição assumida pela diretoria nacional do ANDES-SN, é pela saída da CSP Conlutas, e esta será a posição da delegação no 41º Congresso.


A Assembleia também deliberou pela inclusão e composição do GTPAUA (Política Agrária, Urbana e Ambiental) aos Grupos de Trabalho da ADUFOP. Quanto à composição, as professoras Kathiuça Bertollo e Joana Amaral, se colocaram para construção do GT na entidade. Os GT que já existem na ADUFOP são: carreira; ciência e tecnologia; política educacional; questões de classe, étnico raciais, gênero, diversidade sexual; política de formação sindical. Os/as docentes interessados em compor os grupos, devem entrar em contato pelo e-mail secretaria@adufop.org.br .


Confira algumas fotos:




bottom of page