top of page

Assembleia Geral ADUFOP elege delegação para 9º CONAD Extraordinário Virtual e discute o PLE da UFOP

A diretoria da ADUFOP realizou, na última quarta-feira (16/09/2020), Assembleia Geral On-line. A Assembleia foi presidida pelo professor André Luiz Monteiro Mayer e secretariada pela professora Kathiuça Bertollo, respectivamente presidente e primeira tesoureira da ADUFOP.


Os docentes elegeram a delegação que irá representar a seção sindical no 9º CONAD Extraordinário Virtual. O evento vai ocorrer entre os dias 28 e 30 de setembro de 2020 e terá como tema "A vida acima dos lucros: Em defesa das instituições de ensino, dos serviços públicos e da autonomia sindical!". Foram eleitos o professor Rodrigo Ribeiro (DESSO), como delegado; a docente Clarissa Rodrigues (DEQUI), como observadora/suplente de delegado e o professor Rodrigo Noqueira (DEARQ), como observador.


A diretoria da ADUFOP iniciou a Assembleia com Informes: 9º CONAD Extraordinário, no qual será abordado o processo eleitoral do Sindicato Nacional; o Edital de Convocação de Pesquisa Paritária para os cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UFOP; próxima live do Ciclo de Debates ADUFOP, que será no dia 23 de setembro, quarta-feira, às 15 horas com a participação da professora Virgínia Fontes e transmissão ao vivo no Facebook da ADUFOP; live apresentação da Frente Mineira das Atingidas e dos Atingidos pela Mineração (FLAMa-MG) no dia 29 de setembro, terça-feira, às 19 horas com a participação da professora Kathiuça Bertollo, Diretora da ADUFOP, transmissão ao vivo no Facebook da FLAMa-MG.


A diretoria da ADUFOP expôs sobre o contexto de prorrogação do mandato da atual Diretoria do ANDES-SN conforme deliberação do 8º CONAD extraordinário. A discussão central do 9º CONAD Extraordinário será em torno do calendário eleitoral do Sindicato Nacional. A plenária debateu sobre o tema e votou favorável à eleição remota do ANDES-SN.


Em seguida, a Assessoria Jurídica da entidade explicou o ponto de pauta sobre Progressão e Promoção Docente. A mesa apresentou duas questões para os docentes presentes: a minuta do Conselho Universitário da UFOP (CUNI) de nova resolução que irá alterar a Resolução 1760 que trata das progressões e promoções; solicitação da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) /UFOP para que seja proposta uma nova forma de avaliação dos critérios para progressão e promoção docente durante o PLE Emergencial. Também foi informado que a ADUFOP questionou à Reitoria acerca da proposta de minuta para revogação da Resolução 1760 e de acordo com resposta obtida a discussão está na Comissão de Recursos Humanos do CUNI. A Reitoria não informou se houve consulta pública aos docentes. A mesa sugeriu fazer um requerimento à Comissão a fim de pedir acesso aos autos para a ADUFOP encaminhar aos docentes. A entidade também oficiou à Reitoria sobre a eventual proposta de resolução relativa ao desenvolvimento na carreira durante a pandemia. A Reitoria informou que ainda não há proposta estruturada e convidou a ADUFOP para o debate e construção da proposta. A mesa sugeriu que a Comissão de Acompanhamento do Ensino Remoto faça essa interlocução. Os dois encaminhamentos sugeridos pela mesa foram aprovados por unanimidade.


Os docentes analisaram a conjuntura e, em especial, o PLE e o Protocolo Didático-Pedagógico e de Segurança do Trabalho Docente. A Comissão escolhida em Assembleia para discutir o Protocolo, composta pelos docentes Marisa Singulano (DECSO), Rodrigo Ribeiro (DESSO) e Kathiuça Bertollo (DESSO) comentaram sobre a reunião on-line com a Reitoria da UFOP, realizada em 24 de agosto, para apresentar e discutir o Protocolo. Após debate, foi decidido que a Comissão do Protocolo Didático-Pedagógico e de Segurança do Trabalho Docente irá compor o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus na UFOP e que a ADUFOP informará à Reitoria sobre esse posicionamento.


A ADUFOP mantém a determinação central na Defesa da Categoria Docente e na Defesa do Caráter Público da Universidade Federal.


bottom of page