top of page

Assembleia Geral ADUFOP elege delegação para CONAD Extraordinário Virtual e discute o PLE da UFOP

Atualizado: 13 de jul. de 2020

A diretoria da ADUFOP realizou, na última quarta-feira (08/07/2020), pela primeira vez na história da entidade, uma Assembleia Geral Extraordinária e Virtual. A Assembleia foi presidida pelo professor André Luiz Monteiro Mayer e secretariada pela professora Kathiuça Bertollo, respectivamente presidente e primeira tesoureira da ADUFOP.

Os docentes elegeram a delegação que irá representar a seção sindical no Conad Extraordinário Virtual. O evento vai ocorrer nos dias 30 e 31 de julho de 2020 e com o tema “Prorrogação do Mandato da Diretoria Nacional”. Foram eleitos a professora Kathiuça Bertollo (DESSO), como delegada; os docentes Rodrigo Cunha Nogueira (DEARQ), como observador/suplente de delegado e Felipo Bacani (DECEA), como observador.

Em seguida, os docentes analisaram a conjuntura política e, em especial, o Plano Letivo Emergencial (PLE), apresentado pela administração da UFOP. Os docentes manifestaram-se expondo suas opiniões a favor e contrárias ao PLE.

Ao final da assembleia, o presidente da ADUFOP, André Mayer, fez alguns esclarecimentos: sobre a participação da entidade no Comitê de Enfrentamento ao COVID; como o sindicato tem se colocado o tempo inteiro na defesa da categoria docente e do caráter público da universidade; informou também aos presentes do ofício encaminhado à Reitoria sobre a rescisão dos contratos dos professores substitutos, o qual a entidade ainda não obteve resposta.

Após o debate, os encaminhamentos foram: manter o debate com a base; proposta de outra assembleia; criar um Protocolo Didático-Pedagógico e de Segurança para o Trabalho Docente com as sugestões dadas pela base.

A ADUFOP informa que, para facilitar e qualificar a construção deste Protocolo, será importante que os Departamentos e Institutos enviem para o sindicato, os elementos de debate sobre as condições didáticos-pedagógicas e de segurança de trabalho docente, presentes nas discussões das Assembleias Departamentais, quando da aceitação/aprovação (ou não) do PLE. A entidade irá encaminhar ofício para todos os departamentos e institutos com esse pedido.

Esse material e todas as informações presentes nas notas, ofícios e cartas que a ADUFOP disponibilizou nos últimos três meses aos docentes, servirão para construção de um documento a ser discutido em nova Assembleia Geral, a ser convocada para 22 de julho de 2020.


A ADUFOP mantém a determinação central na Defesa da Categoria Docente e na Defesa do Caráter Público da Universidade Federal.



bottom of page