top of page

Assembleia Geral ADUFOP elege representantes para o 64º CONAD


Durante Assembleia Geral ADUFOP, docentes fazem avaliação dos atos de 15 e 30 de maio e da Greve Geral de 14 de junho - Larissa Lana/ADUFOP

Docentes se reuniram em Assembleia Geral ADUFOP ontem (27/06), no auditório do Bloco de Salas de Aula, no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. A Assembleia foi presidida pelo professor André Mayer, presidente da entidade. A quantidade de docentes que participaram foi bastante reduzida em relação aos últimos encontros.


Entre os assuntos destacados nos informes, André Mayer comentou sobre a Medida Provisória 873, que proibia desconto da contribuição sindical em folha de pagamento, que perdeu a validade hoje (28). A medida visava estrangular financeiramente os sindicatos. O presidente da entidade replicou aos presentes a Nota do ANDES-SN de repúdio ao desrespeito à vontade das comunidades acadêmicas da UNIRIO, UFTM e UFGD na escolha do(a)s reitore(a)s e relembrou que no próximo ano, 2020, a UFOP terá eleições para reitor. André Mayer também fez considerações sobre o comunicado da Reitoria sobre a suspensão do auxílio-transporte para docentes residentes em outros Estados, bem como para aqueles que possuem dois domicílios e retornam para sua residência aos finais de semana. Enfatizou que os docentes que forem notificados pela UFOP devem procurar a assessoria jurídica da ADUFOP para acionamento judicial.


Durante o encontro, a categoria escolheu os delegados e observadores ao 64º CONAD, em Brasília, DF. Foram eleitos, por unanimidade, o professor André Mayer (delegado) e a professora Kathiuça Bertollo (observadora/suplente de delegado).


O terceiro ponto discutido entre os docentes foi avaliação dos atos de 15 e 30 de maio e da Greve Geral de 14 de junho. André Mayer enfatizou a importância da articulação com outras entidades nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Também abordou a importância dos atos e as possíveis mudanças na proposta da Reforma da Previdência. O presidente da entidade comentou sobre a atual conjuntura de ataques à classe trabalhadora com a Reforma da Previdência, os cortes nas universidade e destacou o novo dia de mobilização, 12 de julho, chamado pela União Nacional de Estudantes (UNE) com apoio das Centrais Sindicais.


Foram encaminhamentos da plenária: construção de panfletagem contra a Reforma da Previdência, dia 12 de julho; formação de grupos para debates junto às mídias sociais.


A iniciativa da Assembleia visa aproximar a entidade de sua base, ouvindo as demandas e conhecendo a realidade dos docentes em seus locais de trabalho.



bottom of page