top of page

Assembleia Setorial ADUFOP reúne docentes no ICEB em Ouro Preto

Docentes se reuniram em Assembleia Setorial ADUFOP na última quarta-feira (19/09), no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas - ICEB, em Ouro Preto, para debater sobre pautas locais e nacionais que atingem a categoria. Dos membros da diretoria, estavam presentes o professor Rodrigo Martoni, vice-presidente da entidade e a professora Cristina Maia, primeira secretária. Entre os assuntos destacados nos informes, Rodrigo Martoni convidou os professores para participarem das Quintas Culturais na sede da ADUFOP. Também foi debatido a situação do “professor voluntário”, dentro da UFOP, para desempenho de atividades típicas do magistério público. Outro tema importante foi a adesão compulsória à Fundação de Previdência Complementar de Servidor Público da União - Funpresp.


Durante o encontro, a categoria pode traçar estratégias para integrar os professores aos Grupos de Trabalho, divididos em: carreira; ciência e tecnologia; política educacional; questões de classe, étnico-raciais, gênero e diversidade sexual; comunicação e artes. O professor Gilmar Pereira de Souza, do Departamento de Química (DEQUI), mostrou interesse em participar do grupo de política educacional.


Guido de Mattos, assessor jurídico da entidade, esclareceu questões sobre adicional noturno, validação do diploma, evolução da carreira, nova regulamentação docente, lei do voluntariado no poder público, terceirização irrestrita e Funpresp.


Surgiram dois encaminhamentos da Assembleia: questionar a administração acerca do Encontro de Saberes (taxas de participação mais altas, obrigatoriedade para voluntários de projetos etc.); questionar a Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, em relação ao aumento de carga horária na grade dos cursos de licenciatura e o impacto disso no trabalho docente.


Trata-se da última de uma série de assembleias setoriais. A iniciativa visa aproximar a entidade de sua base, ouvindo as demandas e conhecendo a realidade dos docentes em seus locais de trabalho.


bottom of page