top of page

Carta aberta: Universidades, Institutos e Faculdades de Minas Gerais com Lula

Como defensores e defensoras das liberdades democráticas, dos direitos humanos, das ciências e dos saberes que são patrimônio do Brasil e da Humanidade, as universidades, os institutos e as faculdades de Minas Gerais vêm somar a sua voz à maioria do povo brasileiro e à frente democrática que converge em todo o Brasil para afirmar a esperança.


Venceremos os que pregam o ódio, a violência, a mentira e a intolerância religiosa. A democracia é plural, fala por muitas vozes, reconhece o conflito mas procura o diálogo e respeita as diferenças. 


Derrotaremos os que negam a ciência, fazem campanha contra vacinas, cortam drasticamente os investimentos em pesquisa e educação, atacam a cultura das humanidades. Não aceitamos que neguem o direito ao emprego, à saúde, à educação, à segurança alimentar e à plenitude dos direitos sociais. O Brasil precisa agora mais do que nunca aprofundar a superação da desigualdade escandalosa que reproduz a fome e a miséria.


Não vencerão os que atacam os direitos das minorias e incentivam o machismo, o racismo, a homofobia, a transfobia, o capacitismo, e a pedofilia. E o povo brasileiro, formado por essas minorias e em franco enfrentamento contra os setores mais reacionários da nossa sociedade, se coloca na luta pelos direitos e liberdades democráticas de todas minorias.


A vitória democrática dos brasileiros e das brasileiras deterá a barbárie da destruição da floresta amazônica, dos diversos biomas brasileiros e a escalada de predação das mineradoras. 


A pedagogia das universidades, dos institutos e das faculdades de Minas Gerais é a da liberdade, inserida profundamente nas Alterosas desde a resistência dos quilombos contra a escravidão, a luta contra a tirania feita por Tiradentes e pelos inconfidentes, passando pelas revoltas pela República durante o Império e pela resistência às ditaduras civis e militares do śeculo XX. A paixão da liberdade é a mais alegre das paixões, e é parte do espírito dos mineiros e mineiras, e do nosso genial e riquíssimo povo brasileiro. Unidos e unidas, derrotaremos as paixões tristes – do ódio, do medo, da violência e da injustiça - que hoje ameaçam o Brasil.


Não são tempos para meias palavras, por isso, repudiamos a candidatura neoliberal e fascista da extrema direita, com suas bandeiras racistas, preconceituosas, entreguistas e verdadeiramente genocidas, e nos colocamos diretamente por Lula Presidente pelo restabelecimento do Estado Democrático de Direito, pelas liberdades, pelas classes menos favorecidas, pelo fim da fome e pelo retorno da dignidade humana ao nosso governo e ao nosso país.


Viva a Universidade Brasileira!

Viva a Democracia!

Viva o povo mineiro e o povo brasileiro!

Viva o Brasil!

Vote Lula 13!



コメント


bottom of page