top of page

Carta aos Docentes da UFOP


Prezada Professora,

Prezado Professor.


Nessa terça, 07 de julho, teremos as reuniões do CUNI pela manhã e do CEPE à tarde. São reuniões importantes que irão definir os rumos da UFOP para os próximos períodos. A proposta do Período Letivo Especial Emergencial (PLE Emergencial) chegou ao seu termo final essa semana e será discutida e deliberada nas duas reuniões.


O modelo híbrido apresentado pela Administração da UFOP, segundo minuta do CUNI, Art. 5o, Parágrafo Único, mantem a “suspensão das atividades acadêmicas do período letivo 2020-1”, e autoriza “a oferta de Período Letivo Especial”.

Na minuta do PLE, que será apreciado pelo CEPE, no seu Art. 3o, temos a seguinte redação: “A oferta e participação são facultativas a Departamentos, professores e discentes.”


Qual vai ser a(o) docente que não vai aderir ao PLE? Em pleno Governo Bolsonaro, com seu perfil de ultradireita, que escolheu os servidores públicos como seus inimigos e dentro desses, com mais intensidade, os trabalhadores e as trabalhadoras das Instituições Federais de Ensino, quem vai arriscar não participar?


Na prática, as(os) docentes serão obrigados a aderir ao PLE, sob pena de sofrerem as ações administrativas cabíveis, caso não façam a adesão. A vida acadêmica voltará à sua dinâmica na sua totalidade, só que agora integralmente na forma remota!


Outra preocupação que temos é com a proteção do nosso trabalho. Não tem nada previsto em lugar algum, como nossas ações, que agora serão “jogadas ao vento” remotamente, serão resguardadas!


Preocupa-nos também a dinâmica: turma de 30 alunos, só 22 se inscreveram na disciplina; desses, só 16 conseguiram seguir, pela realidade virtual precária. Essa disciplina vai ter que ser ofertada de novo? Turma nova na disciplina (20.2), com remanescentes da turma anterior (20.1)?


Nossa preocupação ainda permanece uma vez que a Portaria MEC n° 544/ 2020, não prevê esse modelo hibrido. Os demais subsídios normativos utilizados pela Prograd/Reitoria para embasar a proposta do PLE são anteriores e precisam se adequar ao disposto na Portaria MEC no. 544/2020.


São inúmeras as questões que teremos que debater dada a nova realidade virtual, nos absorvendo sobremaneira e causando impactos inimagináveis!


Seguem anexo as minutas das reuniões do CUNI e CEPE. Além da escolha dos representantes ao CONAD Extraordinário, é sobre a proposta do PLE e suas implicações em nossas vidas, que iremos debater na nossa próxima Assembleia Extraordinária, online, quarta (08.07), às 17h.


Saudações,

Ouro Preto, 06 de julho de 2020

Diretoria da ADUFOP


bottom of page