top of page

Comunicado sobre o pagamento de auxílio transporte na UFOP

  • ADUFOP
  • 11 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

A ADUFOP tem acompanhado e recebido várias e distintas informações e indagações da categoria docente sobre o novo procedimento (formulário) adotado pela PROGEP para fins de pagamento da parcela remuneratória auxílio-transporte.


De partida é preciso evidenciar, mais uma vez, que a ADUFOP discorda da postura adotada pela Administração Central da UFOP/ PROGEP, pois a forma assumida se configura como um explícito mecanismo de controle de frequência sobre a categoria docente, e a partir do que aconteceu no mês passado, quando de sua implantação, distintas formas de tratamento à questão foram geradas, prejudicando muitos docentes.


Dessa forma a ADUFOP atua nas seguintes frentes:


1 – A partir de deliberação em assembleia geral da ADUFOP, foi realizado o ajuizamento de demanda judicial na Justiça Federal. Este procedimento ainda aguarda análise do pedido liminar de suspensão do formulário proposto pela PROGEP;


2 – Reitera a cobrança de resposta formal da Reitoria/PROGEP acerca da forma assumida no procedimento adotado para fins de pagamento do auxílio-transporte. Importa enfatizar que após a assembleia foi enviado ofício à reitoria que até a presente data sequer foi respondido. O que demonstra um caráter de autoritarismo e ausência de diálogo sobre a pauta.


3 – Questionamento à PROGEP das falhas identificadas no primeiro mês de mudança de pagamento do auxílio-transporte. Segundo relatos recebidos de docentes, houve situações que o docente preencheu o formulário (mas de forma errada segundo a PROGEP) e recebeu valor menor que o devido, situações que o docente preencheu o formulário e recebeu valor maior que o devido (e segundo a PROGEP, o valor seria descontado no mês seguinte), situações em que o docente não preencheu o formulário e recebeu o valor correspondente ao que vinha recebendo, situações em que o docente não preencheu o formulário e não recebeu valor algum, ficando extremamente prejudicado, pois compareceu normalmente ao local de trabalho.


4- Acontecerá, nos dias 29 e 30 de agosto, reunião do setor das Federais do ANDES-SN que terá como uma das pautas a “Situação relativa à implementação da IN SRT/MGI n° 71/2025, plano de ação do ANDES-SN e seções sindicais”. Representante da Diretoria da ADUFOP participará deste encontro em que serão repassadas informações e assumidos encaminhamentos pelo ANDES-SN em nível nacional a partir do que está acontecendo em suas seções.


Tão logo tenhamos resposta ou desdobramentos de quaisquer das questões e instâncias acima informadas, a ADUFOP emitirá novo comunicado.


Diretoria ADUFOP, Biênio 2025-2027.


 
 
bottom of page