Na última terça-feira (2), o Conselho Universitário (CUNI) da UFOP se reuniu para decidir sobre a retomada das atividades de ensino, extensão e a proposta do novo calendário acadêmico. O conselho aprovou a retomada das aulas nos campi de Mariana e João Monlevade na segunda-feira (8) e, no Morro do Cruzeiro, na terça (9), já que segunda é feriado municipal em Ouro Preto.
As propostas de calendário haviam sido discutidas e aprovadas durante a manhã do mesmo dia nas reuniões dos Conselhos de Extensão e Cultura e de Graduação. O conteúdo geral foi resultado de conversas que a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) fez, nos últimos dias, com o Comando Local de Greve docente da ADUFOP, DCE, Coletivo Andorinhas e diretorias de unidades acadêmicas.
Também foi aprovado que o trancamento de matrículas poderá ser realizado em até 30 dias após o retorno das aulas e que não poderão ser realizadas atividades avaliativas no período de 8 a 22 de julho.
Quanto à aferição da frequência, decidiu-se que os professores deverão considerar também o período anterior à suspensão do calendário acadêmico, entre 25 de março e 15 de abril. Fica facultada aos professores a flexibilização da apuração de frequência, conforme a Resolução Conselho Superior de Graduação (Congrad) 146/2024, aprovada em reunião na última segunda-feira (2).
Os docentes da UFOP aprovaram, em Assembleia Geral ADUFOP realizada em 27 de junho, o encerramento da greve em 1º de julho. Também foi aprovada a proposta de retorno das aulas em 8 de julho. Essa proposta foi encaminhada para o CUNI e para a reitoria da UFOP.
Confira as principais datas definidas:
Reinício de Semestre:
24.1:
08/07 – Campi João Monlevade e Mariana
09/07 – Campus Ouro Preto
Recesso: 21/10 a 10/11
24.2:
11/11 – Todos os campi
Recesso: 23/12 a 19/01/2025
Com informações Assessoria de Comunicação da UFOP