top of page

Curso de Formação Sindical será nos dias 29 e 30 de maio em Goiânia (GO); veja a programação

  • ADUFOP
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura


Na próxima quinta-feira (29) e sexta-feira (30), será realizado o Módulo Nacional do Curso de Formação Sindical do ANDES-SN, que tem como tema “História das lutas por um movimento docente autônomo e democrático”. A atividade ocorrerá na sede da Regional Planalto do Sindicato Nacional, em Goiânia (GO).


A formação é uma ação conjunta dos Grupos de Trabalho de Política e Formação Sindical (GTPFS), Organização Sindical das Oposições (GTO) e História do Movimento Docente (GTHMD), conforme deliberação aprovada em congresso do ANDES-SN.


A programação, divulgada na última terça-feira (20), por meio da Circular 223/2025, terá início na quinta-feira (29), às 18h, com a mesa de abertura, seguida da conferência “O papel do sindicato na atual conjuntura brasileira”, ministrada por Rivânia Moura, docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e ex-presidenta do ANDES-SN.


As atividades seguem na sexta-feira (30), a partir das 9h, com a mesa “O golpe contra o Sindicato Nacional e o debate acerca da concepção sindical (ANDES-SN x Proifes)”, que contará com exposições das docentes Tânia Maria de Lima, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Jennifer Webb, da Universidade Federal do Pará (UFPA), atual 1ª tesoureira do Sindicato Nacional.


No período da tarde, acontecerá a mesa “Os golpes nas seções sindicais e a trajetória de sindicatos locais”, com a participação de Carlos Alberto Gonçalves, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); André Ferreira, da UFC; Fernanda Rodrigues, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar); e Fernando Lacerda, da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal de Goiás (UFG), atual 2º tesoureiro do ANDES-SN.


Encerrando a programação, à noite, será realizada a mesa “As estratégias de enfrentamento em defesa do ANDES-SN”, com exposições dos docentes Diego Ferreira Marques, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Maria Artemis Martins, do Instituto Federal do Ceará (IFCE).


“Este ano, o curso de formação discutirá a história de lutas contra as tentativas de governos e reitorias dividirem o movimento docente e, assim, fragilizar o ANDES-SN. Retomaremos episódios como a suspensão de nosso registro sindical, a criação da federação fantoche e, em especial, as experiências de resistência e luta em defesa do ANDES-SN. Ao retomar essa história, o curso de formação organizado pelo GTPFS, GTHMD e GTO abrirá espaço para discussões sobre concepção sindical e os desafios futuros para o movimento docente”, contou Fernando Lacerda, diretor do Sindicato Nacional. 




 
 
bottom of page