top of page

Debate sobre a Efetiva inclusão da Pessoa com Deficiência na UFOP



Amanhã, 24/11, a partir das 17h, será realizado um debate sobre a Efetiva inclusão da Pessoa com Deficiência na UFOP, no canal do Youtube do Centro Acadêmico do curso de Serviço Social da UFOP, CASS Igor Mendes. A Professora Joana Amaral, diretora da ADUFOP, é uma das convidadas. O objetivo é que as/os participantes da mesa reflitam e tragam elementos acerca da inclusão (ou a falta dela) em atividades da universidade.


O combate ao capacitismo e a pauta de uma educação inclusiva é uma luta histórica do ANDES-SN e da ADUFOP. No 39º Congresso do ANDES foram aprovadas resoluções que materializam as ações do sindicato no enfrentamento ao capacitismo, entre elas, que as seções sindicais construam estratégias para garantir a acessibilidade e a participação de pessoas com deficiência em suas atividades; a realização de levantamento em conjunto com os técnicos e estudantes sobre as pessoas com deficiência nas Universidades, Institutos e CEFEts e organização de seminários para debater o tema e formas de superá-lo com a eliminação das barreiras existentes para que as pessoas tenham direito a exercerem suas funções, entre outros. A ADUFOP entende que o combate ao capacitismo é fundamental, assim como a luta pela inclusão e garantia de direitos às pessoas com deficiência.


O debate sobre a Efetiva inclusão da Pessoa com Deficiência na UFOP foi construído a partir de situação vivenciada pelo projeto Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC) Flor de Anahí: Mulheres Lutadoras Sociais (da não disponibilização de intérpretes de libras para atividade prevista para o dia 25/11) e da constatação de que tal restrição de acesso à pessoa com deficiência em atividades realizadas pela universidade pública não pode ser naturalizada.


O Projeto está fazendo uma campanha de arrecadação financeira para pagamento dos intérpretes de libras para as atividades do dia 24 e do dia 25 de novembro (Live do Projeto Flor de Anahí: Mulheres Lutadoras Sociais com participação da Professora Marinalva Oliveira). A meta a ser alcançada é de R$1.200,00. As doações podem ser feitas via PIX para a professora coordenadora do projeto. Chave do PIX: CPF 04164367903.


Assista o debate através do link: https://youtu.be/5kdAQiBRB4M



bottom of page