top of page

Docentes aprovam criação de GT para construir processo de mobilização contra o Future-se

Docentes reuniram-se em Assembleia Geral ADUFOP na terça-feira(13/08), às 10h, no auditório do DEGEO. Foi aprovada por unanimidade a criação de um Grupo de Trabalho com referência ao Caderno 2 do ANDES-SN para construir um processo de mobilização dentro da UFOP junto com outras entidades da educação que culmine em um grande ato em Brasília contra o Future-se.


A Assembleia foi presidida pelo presidente da ADUFOP, professor André Mayer, e pela 1ª tesoureira, professora Kathiuça Bertollo. Entre os assuntos mencionados nos informes, André Mayer destacou a Reunião do Setor das IFES, que será realizada em Brasília nos dias 24 e 25 de agosto. Com os resultados das Assembleias realizadas pelas seções sindicais do ANDES-SN, os representantes irão traçar as estratégias de mobilização junto às outras entidades contra o desmonte na Educação Pública e contra o Programa Future-se. Outro informe foi a preocupação com a nomeação de reitores, em que governo atual não aceitou o primeiro da Lista Tríplice fruto da consulta realizada nas universidades. O presidente da entidade também comentou sobre a participação da ADUFOP na Comissão composta por docentes, estudantes, técnico-administrativos e representantes da reitoria da UFOP para fazer análise preliminar do Programa Future-se. Outro informe foi sobre o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação Pública - 13 de agosto - e as atividades realizadas em Ouro Preto e Mariana.


O presidente da ADUFOP apresentou um material produzido sobre o Programa Future-se para iniciar o debate sobre o tema. Diante do material apreciado, para ADUFOP em consonância com o ANDES-SN, o programa não tem possibilidade de debate sobre os seus pontos. Ele deve ser rechaçado na íntegra porque fere o caráter público das universidades federais.


Os encaminhamentos aprovados por unanimidade foram: Criação de um Grupo de Trabalho com referência ao Caderno 2 do ANDES-SN para construir um processo de mobilização dentro da UFOP junto com outras entidades da educação que culmine em um grande ato em Brasília contra o Future-se; Indicação da Assembleia para os professores orientarem os estudantes a participarem das mobilizações do dia 13 de agosto em Ouro Preto e em Mariana.


Assembleia Geral ADUFOP reuniu 88 docentes no auditório do DEGEO para debater estratégias de mobilização - Larissa Lana/ADUFOP

O Grupo de Trabalho contra o Future-se foi composto pelos professores: Adriana Bravin, Evandro Laia, Fábio Faversani, Rodrigo Nogueira e um membro da Diretoria da ADUFOP. Os docentes interessados em participar, podem encaminhar e-mail para comunicacao@adufop.org.br

bottom of page