top of page

Docentes das estaduais paulistas realizarão ato na Unicamp na segunda (19)

  • ADUFOP
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

O Fórum das Seis realizará, na próxima segunda-feira (19), um ato público na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde ocorrerá a primeira reunião de negociação da data-base de 2025 com o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). O Fórum reúne as representações sindicais de docentes e técnicos das três universidades estaduais paulistas (USP, Unesp, Unicamp) e do Centro Paula Souza. A manifestação será realizada em frente ao prédio do Conselho Universitário da Unicamp, a partir das 13h.


O Fórum das Seis reivindica um reajuste salarial de 17,5%, para recompor o poder de compra de maio de 2012. Além do reajuste, as categorias querem debater temas como financiamento das universidades a partir da reforma tributária, permanência estudantil, melhores condições de trabalho e estudo, fim das terceirizações e defesa dos hospitais universitários e centros de saúde.


Índice

De acordo com os cálculos do Grupo de Trabalho (GT) Verbas, coordenado pela Associação de Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp Seção Sindical do ANDES-SN) e com a participação de outras entidades do Fórum das Seis, a inflação dos 12 meses (maio/2024 a abril/2025, medida pelo INPC) é 5,33%.


O índice de reposição necessário para retomar o poder de compra de maio/2012 – mês/ano de referência do Fórum, por ser o de maior poder aquisitivo neste século – é de 17,5%. A Pauta Unificada reivindica o pagamento do índice cheio em maio deste ano, devido ao bom cenário econômico previsto.


Não é só salário

Além dos salários, a pauta traz demandas dos três segmentos e a expectativa das categorias é que sejam integralmente debatidos e negociados entre as partes. São sete pontos: Recomposição salarial e isonomia; Financiamento das universidades; Previdência; Acesso e permanência estudantil/gratuidade ativa; Condições de trabalho e estudo; Defesa da saúde pública, dos Hospitais Universitários (HU) e Centros de Saúde e Centro Paula Souza.


Fonte: Fórum das Seis, com edição do ANDES-SN

 
 
bottom of page