Docentes e estudantes aderem à participação no ato do dia 30 de maio
- ADUFOP
- 23 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Em Assembleia Geral Unificada, realizada ontem (22), no ginásio CEDUFOP, campus Morro do Cruzeiro, docentes e estudantes aderiram à participação no ato do dia 30 de maio, 2º Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação. Os técnico-administrativos votam hoje em plenária da categoria.

Em Assembleia Geral Unificada, realizada ontem (22), no ginásio CEDUFOP, campus Morro do Cruzeiro, docentes e estudantes aderiram à participação no ato do dia 30 de maio, 2º Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação. Os técnico-administrativos votam (22) hoje em plenária da categoria.
A Assembleia Unificada foi convocada pela ADUFOP, ASSUFOP e DCE e teve início com um minuto de silêncio em memória e solidariedade à família do estudante de Física da UFOP e morador de Ouro Preto, Kleyton Wallace, que faleceu no dia 20 de maio. Em seguida, os representantes das entidades - 1ª secretaria da ADUFOP, professora Cristina Maia, presidente do ASSUFOP, Sérgio Neves, presidente do DCE, Tamires Aquino deram informes das categorias. Logo depois, foram feitas as análises de conjuntura por segmento por cada membro da mesa e abriu para falas dos participantes da plenária. Ao longo das discussões, os estudantes, professores e servidores fizeram falas em defesa da universidade pública, contra os cortes na educação, em favor da Greve Geral (marcada para 14 de junho) e sobre a construção do Segundo Dia de Luta em Defesa da Educação (30/05).
Como encaminhamento, os docentes votaram a participação no ato do dia 30 de maio. O DCE levou a proposta de indicativo de paralisação no dia 30 de maio e no dia 14 de junho e a convocatória para assembleias por unidade. Foi sugerido pelos estudantes da plenária uma segunda alternativa: votar a paralisação nos dias 30 de maio e 14 de junho. A segunda proposta foi aprovada.
A Assembleia também definiu o percurso dos atos em Ouro Preto e Mariana. Em Ouro Preto: 12h - oficina de cartazes embaixo do RU, 14h - concentração na portaria da UFOP e saída em direção à portaria lateral do campus (passando pela Escola de Minas). O ato seguirá pela Rua João Pedro da Silva e fará uma parada na Praça da Bauxita, com falas dos manifestantes durante 20 minutos. Após as falas, o ato caminhará pela Avenida Juscelino Kubitscheck, Rua Pandiá Calógeras, Barra e chegará na Estação, local onde acontecerão mais falas e se encerrará o ato. Em Mariana: 15h - concentração no Terminal Turístico com oficinas de cartazes, microfone aberto e exposição de banners de trabalhos acadêmicos. Às 17h, o ato sai em direção à Prefeitura, em seguida para a Praça Minas Gerais e finaliza, às 19h, na Praça Gomes Freire com show musical. A ADUFOP ofereceu aos docentes, TAES e estudantes tendas para exposição de trabalhos acadêmicos em locais estratégicos nas cidades entre os dias 1º e 14 de junho. Em Mariana, a exposição dos trabalhos será realizada no dia 30 de maio. Os interessados em expor projetos nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade devem encaminhar e-mail para: comunicacao@adufop.org.br
Confira fotos da Assembleia: