Docentes reúnem-se em Assembleia Geral ADUFOP no Campus Ouro Preto

Docentes se reuniram em Assembleia Geral ADUFOP na última terça-feira (20/11), no auditório do Bloco de Salas de Aula, no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, para debater sobre pautas locais e nacionais que atingem a categoria. A Assembleia foi presidida pelo professor André Mayer, presidente da entidade, e secretariada pela professora Kathiuça Bertollo, primeira tesoureira.

Entre os assuntos destacados nos informes, André Mayer comentou sobre a participação da ADUFOP e ASSUFOP em reunião com a Reitora no dia 09/11 tendo como ponto de pauta Segurança dos membros da comunidade Acadêmica. Enfatizou a articulação da ADUFOP, do ASSUFOP e do SINASEFE-IFMG para Lançamento de Frente em Defesa das Instituições de Ensino Superior. Também abordou a reunião do Conselho de Representantes, no dia 19/11: participaram oito representantes e entre eles, o professor Mauricio Coutrim foi eleito para secretariar a reunião; foi apresentada e aprovada a prestação de contas de janeiro a setembro de 2018 e foi feita uma análise de conjuntura. André Mayer evidenciou a importância do Dia Nacional da Consciência Negra, 20/11, e a Campanha Nacional do ANDES-SN.

O assessor jurídico da entidade, Guido Coutinho, fez considerações sobre a terceirização, o plano de carreira da categoria e a reforma da previdência.

Durante o encontro, a categoria avaliou a atual conjuntura de ataques à classe trabalhadora, em especial ao serviço público, a tendência de sucateamento e privatização das Universidades, a criminalização dos movimentos sociais e da pobreza. O presidente da entidade disse que a prioridade é a defesa da educação pública e dos interesses gerais da classe trabalhadora.

O estado de Assembleia Geral Permanente e o Lançamento da Frente em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas IFMG/UFOP foram aprovados por unanimidade. Também foram encaminhamentos: convite para participação dos docentes no Seminário Interno de Reorganização da Classe/ANDES-SN nos dias 30/11 e 01/12 em Brasília; Seminário em Defesa da Universidade Públi ca e das Expressões Democráticas, juntamente com a Reitoria, ASSUFOP e DCE no dia 04/12, em Ouro Preto.

A iniciativa da Assembleia visa aproximar a entidade de sua base, ouvindo as demandas e conhecendo a realidade dos docentes em seus locais de trabalho.