top of page

EDITAL: Iº CONCURSO DE MÚSICAS SATÍRICAS – Carnaval 2020




Os sindicatos ADUFOP, ASSUFOP e SINASEFE-IFMG por meio de sua Comissão Interna designada pelas suas respectivas diretorias, torna público o “Iº CONCURSO DE MÚSICAS SATÍRICAS, BLOCO DOS SINDICATIS – alegria, força e luta”, objetivando aproximar os servidores desses 3 sindicatos junto à população de Ouro Preto e região contra os desmontes do governo federal em relação ao ensino público, gratuito e de qualidade. Historicamente os blocos de carnaval são espaços de catarse coletiva e contestação, onde os foliões despem as máscaras cotidianas e expõem suas inquietações e insatisfações frente aos tiranos do poder.


DAS INSCRIÇÕES

Podem participar gratuitamente pessoas com idade acima de 18 anos, com músicas em estilo livre, inclusive paródias utilizado-se de melodias e composições já existentes. Cada participante poderá inscrever até duas músicas. Serão vedadas inscrições para os membros da Comissão Interna.


Para se inscrever o candidato deverá enviar um email para blocodosindicatis@gmail.com com o título “INSCRIÇÃO MÚSICA Iº CONCURSO DE MÚSICAS SATÍRICAS BLOCO DOS SINDICATIS”, contendo:

a) Letra da música transcrita

b) nome completo do autor (incluindo data de nascimento e telefone para contato)

c) Cifragem da música para violão (em casos de composições originais)

d) Anexar arquivo de áudio no formato digital (preferencialmente na extensão .mp3) com música gravada junto ao acompanhamento instrumental e/ou em playback com a voz do intérprete (serão aceitas gravações feitas por celular ou qualquer outro dispositivo de captação de áudio, desde que estejam audíveis para a avaliação da comissão interna)


DO RESULTADO

Serão considerados como critérios de avaliação, nesta ordem, a originalidade, a atualidade do tema abordado e a adaptabilidade da execução das músicas para os instrumentos percussivos. Serão selecionadas 2 músicas vencedoras pela Comissão Interna as quais poderão ser executadas na saída do Bloco no Carnaval (sábado, 22 de fevereiro de 2020) caso sejam ensaiadas junto ao bloco e com a aprovação do maestro regente. Será doada uma (1) caixa de cerveja “litrão” tanto para o 1º quanto para o 2º colocado.


CRONOGRAMA

-Prazo para início e término das inscrições das músicas (via email): das 00h00 do dia 19/1 às 23h59 do dia 9/2

– Divulgação das músicas vencedoras e convocação dos autores(as) ou intérpretes para os ensaios abertos do bloco (publicado nos sites dos sindicatos): a partir do dia 10/2

– ensaios abertos ao público às 19 horas das quintas-feiras 30/1, 6/2, 13/2 e 20/2 (Local Sindicato Assufop, R. Diogo de Vasconcelos, 408 – Estação, Ouro Preto)

– Concentração e saída do bloco no carnaval (aberto ao público) (sábado 22 de fevereiro às 14h, Local Sindicato Assufop)


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Será disponibilizado som mecânico (microfone e caixa amplificada) para que os intérpretes cantem as músicas com acompanhamento do bloco percussivo. O Iº CONCURSO DE MÚSICAS SATÍRICAS BLOCO DOS SINDICATIS – alegria, força e luta é um evento sem fins lucrativos. Demais dúvidas e questões não descritas neste edital poderão ser dirimidas mediante sua Comissão Interna via email com título DÚVIDAS para blocodosindicatis@gmail.com


COMISSÃO INTERNA BLOCO DOS SINDICATIS

Natiele de Oliveira (representante SINASEFE-IFMG) Felipe Martins (representante ASSUFOP) Hildeberto de Sousa (representante ADUFOP) Thiago Caldeira (autor do projeto).



bottom of page