top of page

Encontro no ANDES-SN debate a reorganização interna da classe trabalhadora


Seminário Interno do ANDES-SN discute desafios da classe trabalhadora - André Mayer/ADUFOP

O Seminário Interno “Reorganização da Classe Trabalhadora Diante dos Desafios do Período” reuniu docentes nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Brasília. O seminário serviu para analisar e refletir sobre os perigos colocados para a categoria docente, servidores públicos e para toda classe trabalhadora.

Representaram a ADUFOP o presidente da entidade, professor André Mayer e o professor Ricardo Wanzeller.

A programação do evento teve, na mesa de abertura, na sexta-feira(30), Mauro Iasi da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Plínio de Arruda Sampaio Filho, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) debatendo a conjuntura e os desafios da reorganização da classe.

No sábado pela manhã, a primeira mesa do dia debateu os Desafios para a educação superior no Brasil e na América Latina, com o presidente do ANDES-SN, Antônio Gonçalves, e o professor da Universidade da República do Uruguai, Alejandro Gorgal.

Durante a tarde, o debate foi sobre a segurança do sindicato e dos sindicalistas, com a Assessoria Jurídica Nacional. Ainda na tarde do sábado, os docentes receberam orientações sobre segurança digital.

Segundo a secretária geral do ANDES-SN, Eblin Farage, há um conjunto de ataques ao funcionalismo, à educação e aos professores. “Isso faz com que a categoria esteja apreensiva. E é bom que, além de apreensiva, a categoria esteja disposta a se organizar e a se mobilizar. A gente espera que esse seminário tenha contribuído para isso”, concluiu.


Com informações do ANDES-SN.

bottom of page