top of page

Estudantes da UFGD protestam contra ameaça de fechamento de cursos da Faculdade Intercultural

Estudantes da UFGD protestam contra ameaça de fechamento de cursos da Faculdade Intercultural Indígena


Foto: Iara Cardoso | Sintef/UFGD

Estudantes do curso de Licenciatura em Educação no Campo (Leduc), da Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal de Grande Dourados (Faind/UFGD), realizaram manifestação na terça-feira (10), contra ameaças de fechamento da faculdade.


Em abril, estudantes da Licenciatura Indígena Teko Arandu também protestaram com a mesma pauta, se reuniram com o reitor interventor pró-tempore da UFGD e apresentar suas reivindicações. No entanto, a cobrança da comunidade acadêmica da Faind por financiamento necessário para a manutenção da Faculdade não é recente. Já em 2016, o movimento estudantil da Ledcu chegou a ocupar a reitoria da UFGD exigindo a continuidade do curso e a abertura de novo edital de vestibular, o que foi conquistado à época.


No ato dessa terça, estudantes apresentaram novamente suas reivindicações entre elas, a inclusão dos cursos da Faind na matriz Orçamento, Custeio e Capital (OCC) da universidade para que se garanta acesso e permanência, através de refeições, bolsas, material didático pedagógico, ciranda infantil e infraestrutura, que possibilidade que a Faculdade Intercultural Indígena possa estar presente nos territórios.


Outras demandas apresentadas são a construção de uma Casa de Alternância para os estudantes da faculdade e o custeio integral, por parte da UFGD, para todos os semestres, dos transportes, alimentação e alojamento, sem mais redução na jornada de estudos, como ocorreu no primeiro semestre 2022.


Os estudantes criticam a reitoria da UFGD por falta de iniciativa com a pauta da faculdade. Nas manifestações, também pedem a destituição do reitor interventor, Lino Sanabria, e sua equipe. Lino já é o segundo interventor pró-tempere instituído por Bolsonaro na instituição.


Como funciona a Faind A Faind tem um regime de pedagogia de alternância, no qual os estudantes vão à universidade para etapas presenciais, que normalmente duram 15 dias, e realizam outras atividades de campo nas suas comunidades de origem. Para as etapas presenciais, é necessário alojamento, alimentação e transporte aos acadêmicos durante a estadia em Dourados. É principalmente para essas demandas que a faculdade tem sofrido com o estrangulamento orçamentário.


A Faind tem formado profissionais da Educação para atuar em escolas indígenas e escolas do campo, em áreas como Ciências Humanas, Linguagens, Matemática ou Ciências da Natureza. A descontinuidade dos cursos deve desamparar comunidades inteiras, principalmente crianças e adolescentes, que dependem de educadores com formação específica para atuar em seus contextos e territórios.


Abaixo-assinado Além da manifestação, entidades e movimentos organizaram um abaixo-assinado. O “Manifesto Nenhum Curso a Menos na UFGD” já tem mais de 500 apoios e segue coletando assinaturas por meio da plataforma Avaaz. Clique aqui para assinar.


Fonte: Sintef/UFGD Com edição do ANDES-SN

bottom of page