top of page

Estudantes, professores e TAES convocam novos atos em defesa da educação para o dia 30 de maio

As entidades representativas de estudantes, professores, técnicos-administrativos preparam para 30 de maio mais um dia de lutas da educação, em nível nacional. Em Ouro Preto e Mariana, o Segundo Dia Nacional em Defesa da Educação foi convocado pela ADUFOP, ASSUFOP, DCE-UFOP, SINASEFE IFMG, Grêmio IFMG, SINDSFOP e Sind-UTE.


Em Assembleia Geral Unificada, realizada no dia 22 de maio, no ginásio CEDUFOP, campus Morro do Cruzeiro, docentes, técnicos e estudantes da UFOP definiram a construção dos atos do dia 30.


A Greve Nacional da Educação (15/05) foi convocada em abril pelas centrais sindicais. Após o anúncio dos cortes de recursos na educação, na semana passada, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, a mobilização foi ampliada. Após forte adesão da população, as entidades convocaram o Segundo Dia Nacional em Defesa da Educação (30/05). As mobilizações são um aquecimento para a Greve Geral marcada para o dia 14 junho contra a Reforma da Previdência do governo Bolsonaro.


A Assembleia também definiu o percurso dos atos em Ouro Preto e Mariana. Em Ouro Preto: 12h - oficina de cartazes embaixo do RU, 14h - concentração na portaria da UFOP e saída em direção à portaria lateral do campus (passando pela Escola de Minas). O ato seguirá pela Rua João Pedro da Silva e fará uma parada na Praça da Bauxita, com falas dos manifestantes durante 20 minutos. Após as falas, o ato caminhará pela Avenida Juscelino Kubitscheck, Rua Pandiá Calógeras, Barra e chegará na Estação, local onde acontecerão mais falas e se encerrará o ato. Em Mariana: 15h - concentração no Terminal Turístico com oficinas de cartazes, microfone aberto e exposição de banners de trabalhos acadêmicos. Às 17h, o ato sai pela Rua Getúlio Vargas em direção à Prefeitura. Em seguida, os manifestantes passarão pela Ponte Liberdade, Rua do Catete e pela Rua Direita. Logo depois, segue pela Rua Valdemar de Moura Santos, em direção a Praça Minas Gerais e finaliza, às 19h, na Praça Gomes Freire.







bottom of page