Exposição Santo Amaro de Botafogo: Memória, Fé & Resistência
- ADUFOP
- há 8 horas
- 2 min de leitura
A professora Gabriela Gomes, vice-presidenta da ADUFOP, participou da mesa de abertura da exposição “Santo Amaro de Botafogo: Memória, Fé e Resistência” realizada na última sexta-feira (06), no Auditório do Bloco de Salas de Aula. Além da Gabriela, compuseram a mesa Márcia Arcuri Suner, Diretora da Escola de Direito, Turismo e Museologia; Fábio Hering, Chefe do Departamento de Museologia; Ranielle Menezes, curadora da exposição; Raquel Leite, Pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UFOP; Benito Guimarães, representante da comunidade de Botafogo; e Izabela Lira, estudante do curso de Museologia e integrante da equipe do projeto.

Para Gabriela Gomes, "essa exposição traz a luta de um grupo que defende sua ancestralidade, que defende seu território, que defende sua paisagem, que defende seu modo de vida. E nesse mundo de hoje nada mais importante do que nos encontrarmos naquilo que nos orienta, naquilo que nos rege, que nos faz ser compreendido como essência material, e um material necessário para a sobrevivência e pra vivência no planeta terra. Quando a gente fala "Mineração no Botafogo não!" a gente tá dizendo sobre a vontade de um grupo de pessoas em resguardar e, especialmente, em preservar a espécie humana", pontua.
Após a mesa de abertura, houve um cortejo com a Banda Euterpe Cachoeirense, de Cachoeira do Campo, saindo do auditório do Bloco de Salas em direção à sala de exposições da Escola de Direito, Turismo e Museologia da UFOP.
O objetivo da exposição, para a turma que a produziu, é “registrar e dar visibilidade à voz de Botafogo, fortalecendo a narrativa de quem vive, resiste e protege seu território”. A exposição surge do encontro entre a memória viva da comunidade e a Museologia como ferramenta de preservação, denúncia e resistência frente às ameaças da mineração.
A Expo Santo Amaro ficará instalada na sala de exposições da Escola de Direito, Turismo e Museologia da UFOP até o dia 27 de fevereiro e é aberta ao público de maneira gratuita. A atividade é organizada pela turma 2022.2 do curso de Museologia da UFOP e conta com apoio da ADUFOP.
A ADUFOP apoia iniciativas como esta, de aproximação da universidade com a comunidade e território em que se insere, uma vez que tais iniciativas podem potencializar a perspectiva da Universidade Popular, premissa assumida no Programa de Gestão da atual diretoria eleita.

Veja mais fotos da abertura da Expo Santo Amaro no instagram da ADUFOP!








