Indicação Cultural 24




A indicação da semana é Violeta Parra.

Cantora, compositora, poeta, artesã, artista plástica e folclorista, Violeta del Carmen Parra Sandoval foi uma das mais importantes referências da música no Chile. No último domingo (04 de outubro), foi comemorado 103 anos do seu nascimento.


Suas realizações foram a base para o desenvolvimento do movimento estético-musical-político Nueva Canción Chilena, nas décadas de 1960-1970. O movimento tinha base nas culturas populares tradicionais e no ativismo político de esquerda. Violeta Parra pode ser considerada uma das principais compositoras comprometidas com a luta dos oprimidos e explorados.


As obras e realizações da artista estão preservadas na Fundación Violeta Parra, inaugurada oficialmente em 1991, onde se promovem a cultura e as artes em geral.  Seu legado é inestimável para a música engajada latino-americana. Sua história foi contada em 2011 no filme Violeta foi para o Céu, do diretor Andrés Wood.


Chamada Cultural ADUFOP

A ADUFOP tem recebido indicações de obras através da Chamada Cultural ADUFOP. A iniciativa tem intuito de ajudar a compreender o momento através da cultura. Faça sua indicação por direct (Instagram) ou encaminhe para o e-mail: comunicacao@adufop.org.br

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 9h às 17h.


Telefone: (31) 3551-5247
E-mail: secretaria@adufop.org.br

comunicacao@adufop.org.br

Endereço: R. Antônio José Ramos, 65 - Bauxita, Ouro Preto - MG, 35400-000, Brasil

  • Preto Ícone YouTube

Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação ADUFOP | 2018