Indicação da Semana

Obra: Sensemayá

Compositor: Silvestre Revueltas


Em sua breve existência Silvestre Revueltas (1899 - 1940) deixou algumas das obras mais importantes da música de concerto latino-americana. É certamente um dos compositores mexicanos mais influentes do século XX. Sua peça para orquestra intitulada Sensemayá, composta em 1937, é com frequência incluída no repertório de orquestras sinfônicas em vários países, fato bastante incomum para a música latino-americana. A obra é baseada no “canto para matar a una culebra” (canto par matar uma cobra) do poeta revolucionário cubano Nicolás Guillen (1902 - 1989):


Mayombe-bombe-mayombé!

La culebra tiene los ojos de vidrio

La culebra viene y se enreda em um palo

Con sus ojos de vidrio, em un palo

Con sus ojos de vidrio

(...)


https://www.youtube.com/watch?v=b88n5ciY5Ro


Não se trata, evidentemente, de uma representação literal da cobra Sensemayá que se move e é morta a pauladas. No entanto, uma rítmica vigorosa levada por um naipe de percussão bastante ampliado juntamente com uma melodia serpenteante em notas longas projeta o ouvinte na atmosfera do poema.


Indicado pelo professor : Guilherme Paoliello.


CHAMADA CULTURAL ADUFOP:


A ADUFOP tem recebido indicações de obras através da Chamada Cultural ADUFOP. A iniciativa tem intuito de ajudar a compreender o momento através da cultura. Faça sua indicação por direct (Instagram) ou encaminhe para o e-mail: comunicacao@adufop.org.br



#indicaçãodasemana

#chamadaculturaladufop