top of page

Indicação da Semana

Obra: Sensemayá

Compositor: Silvestre Revueltas


Em sua breve existência Silvestre Revueltas (1899 - 1940) deixou algumas das obras mais importantes da música de concerto latino-americana. É certamente um dos compositores mexicanos mais influentes do século XX. Sua peça para orquestra intitulada Sensemayá, composta em 1937, é com frequência incluída no repertório de orquestras sinfônicas em vários países, fato bastante incomum para a música latino-americana. A obra é baseada no “canto para matar a una culebra” (canto par matar uma cobra) do poeta revolucionário cubano Nicolás Guillen (1902 - 1989):


Mayombe-bombe-mayombé!

La culebra tiene los ojos de vidrio

La culebra viene y se enreda em um palo

Con sus ojos de vidrio, em un palo

Con sus ojos de vidrio

(...)



Não se trata, evidentemente, de uma representação literal da cobra Sensemayá que se move e é morta a pauladas. No entanto, uma rítmica vigorosa levada por um naipe de percussão bastante ampliado juntamente com uma melodia serpenteante em notas longas projeta o ouvinte na atmosfera do poema.


Indicado pelo professor : Guilherme Paoliello.


CHAMADA CULTURAL ADUFOP:


A ADUFOP tem recebido indicações de obras através da Chamada Cultural ADUFOP. A iniciativa tem intuito de ajudar a compreender o momento através da cultura. Faça sua indicação por direct (Instagram) ou encaminhe para o e-mail: comunicacao@adufop.org.br



Comments


bottom of page