top of page

Indicação da Semana 18

Indicação da Semana

Filme: Retrato de uma jovem em chamas

Ano: 2019 - Direção: Céline Sciamma



O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (27 de agosto), criado por ativistas brasileiras, faz referência à realização do primeiro Seminário Nacional de Lésbicas realizado no Rio de Janeiro, em 1996. O intuito do evento era tratar de temas relacionados à violação de direitos das mulheres em razão da sua orientação sexual. O objetivo da data é denunciar a invisibilidade, as diversas violências psicológicas, simbólicas, físicas e econômicas sofridas por mulheres lésbicas em todos os espaços da sociedade.


Nessa data, a Indicação Cultural da ADUFOP é o filme Retrato de uma jovem em chamas da diretora Céline Sciamma.


França, 1770. Marianne, uma pintora, é contratada para fazer o retrato de casamento de Héloïse, jovem recém-saída do convento. Héloïse é uma relutante candidata à noiva e Marianne deve pintá-la sem que ela saiba. A artista a observa durante o dia e dedica-se ao quadro em segredo. Prêmio de melhor roteiro e vencedor da Palma Queer, para filmes de temática LGBT, no Festival de Cannes 2019.


CHAMADA CULTURAL ADUFOP: A ADUFOP tem recebido indicações de obras através da Chamada Cultural ADUFOP. A iniciativa tem intuito de ajudar a compreender o momento através da cultura. Faça sua indicação por direct (Instagram) ou encaminhe para o e-mail: comunicacao@adufop.org.br


bottom of page