top of page

Indicação da Semana 28

Indicação Cultural Livro: Gênero, patriarcado, violência Autora: Heleieth Saffioti Ano: 2004 (Primeira edição)


A indicação cultural desta semana aborda e denuncia um fato que chocou e indignou a todas e todos nesta semana: O caso de estupro da catarinense Mariana Ferrer, em que a sentença de “estupro culposo” reafirmou a violência sofrida pela vítima. A ADUFOP repudia este acontecimento, e reafirma seu posicionamento anti-machista, anti-sexista, anti-patriarcal.

Para aprofundamento e compreensão do patriarcado enquanto estruturante do capitalismo e de suas manifestações de violência sugerimos o livro “Genêro, Patriarcado, violência” da Heleieth Saffioti. A autora foi uma socióloga marxista, professora, estudiosa da violência de gênero e militante feminista brasileira. Recomendamos fortemente esta e as demais obras de sua autoria.



CHAMADA CULTURAL ADUFOP: A ADUFOP tem recebido indicações de obras através da Chamada Cultural ADUFOP. A iniciativa tem intuito de ajudar a compreender o momento através da cultura. Faça sua indicação por direct (Instagram) ou encaminhe para o e-mail: comunicacao@adufop.org.br

bottom of page