top of page

Indicação da Semana 30

Canção: A mulher do fim do mundo

Cantora: Elza Soares


A Indicação Cultural da ADUFOP é a cantora Elza Soares - uma das maiores e mais importantes artistas do Brasil e do mundo. Sua voz, seu talento e sua garra fazem da artista uma inspiração de luta tanto no campo profissional quanto no campo pessoal.


Elza já recebeu diversos prêmios, entre eles já foi eleita pela Rádio BBC Londres como cantora brasileira do milênio (1999) e aparece na lista das 100 maiores vozes da música brasileira da revista Rolling Stone Brasil.


A cantora nasceu na favela carioca de Moça Bonita(atual Vila Vintém), em 23 de julho de 1930. Aos 12 anos foi forçada a se casar e com 13 já era mãe. Sua primeira apresentação em público, aos 13 anos, foi escondida da família no consagrado programa de calouros da Rádio Tupi. Ela buscava conseguir dinheiro para salvar o filho doente, que faleceu logo depois.


Elza é um exemplo de mulher de luta: encarou a fome, a pobreza, o casamento na infância, a ditadura militar, a morte de quatro dos seus sete filhos, a violência doméstica e um terrível problema na coluna.


A história da cantora é retratada no documentário My name is now (2018), da diretora Elizabete Martins Campos.


CHAMADA CULTURAL ADUFOP:

A ADUFOP tem recebido indicações de obras através da Chamada Cultural ADUFOP. A iniciativa tem intuito de ajudar a compreender o momento através da cultura. Faça sua indicação por direct (Instagram) ou encaminhe para o e-mail: comunicacao@adufop.org.br


bottom of page