top of page

Indicação da Semana

Filme: No tempo das borboletas

Diretor: Mariano Barroso



O filme, baseado em fatos reais, conta a história das irmãs Mirabal, Minerva, Pátria, María Teresa, militantes contra a ditadura militar na República Dominicana. As irmãs Mirabal acreditavam que o ditador Rafael Leónidas Trujillo levaria o país ao caos e ingressaram em um grupo de oposição ao regime, conhecido como “o agrupamento político 14 de junho” . Dentro deste grupo ficaram conhecidas como “As Mariposas”.


Duas das irmãs, Minerva e Maria Teresa, foram presas, estupradas e torturadas em várias ocasiões. E apesar das violências às quais foram submetidas, continuaram lutando contra a ditadura. Em 25 de novembro de 1960, as irmãs foram brutalmente assassinadas.


Em homenagem a elas, 25 de novembro é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Esta data foi estabelecida no primeiro Encontro Feminista Latino- americano e Caribenho celebrado em Bogotá, Colômbia, no ano de 1981 e, posteriormente, em 1999, na Assembleia Geral das Nações Unidas.


Assista no Youtube.


CHAMADA CULTURAL ADUFOP:


A ADUFOP tem recebido indicações de obras através da Chamada Cultural ADUFOP. A iniciativa tem o intuito de ajudar a compreender o momento através da cultura. Faça sua indicação por direct (Instagram) ou encaminhe para o e-mail: comunicacao@adufop.org.br



bottom of page