top of page

Indicação da Semana

Obra: Ternura

Autor: Oswaldo Guayasamín



Oswaldo Guayasamín nasceu em Quito, capital do Equador, em 6 de julho de 1919. Ele se formou na Escola de Belas Artes, em Quito como pintor e escultor. Ele realizou sua primeira exposição quando tinha 23 anos, em 1942.


Ele conseguiu na sua juventude, todos os prêmios nacionais, e foi creditado, em 1952, na idade de 33, o Grande Prémio da Bienal de Espanha e mais tarde o Grande Prémio da Bienal de São Paulo. Suas últimas exposições foram pessoalmente inauguradas no Museu do Palácio de Luxemberg em Paris, e no Museu Palais de Glace, em Buenos Aires, em 1995.


A obra “Ternura” (1989) pertence à série “A Idade da Ternura”, uma colecção em que presta homenagem à sua mãe e a todas as mães do mundo, resgatando os aspectos mais autênticos das relações humanas: o afeto e a natureza protetora, a pureza e a força da ligação entre mães e filhos.


CHAMADA CULTURAL ADUFOP:


A ADUFOP tem recebido indicações de obras através da Chamada Cultural ADUFOP. A iniciativa tem intuito de ajudar a compreender o momento através da cultura. Faça sua indicação por direct (Instagram) ou encaminhe para o e-mail: comunicacao@adufop.org.br




bottom of page