top of page

Indicação da Semana


AS ANTICUECAS, para violão solo, de Violeta Parra


A Cueca é um ritmo tradicional do Chile. Em artigo na Revista Musical Chilena, o musicólogo Carlos Vega afirma que as estruturas poéticas da Cueca chilena podem figurar entre as mais curiosas do mundo e com um grau de complexidade formal superior a seus congêneres ou à “arte superior, culta” (VEGA, 1947, p. 15). Este musicólogo nos informa ainda que a melodia da cueca chilena “geralmente cantada, se acompanha com violão, com arpa ou com ambos instrumentos de uma vez. Às vezes se acrescentam percussões, inclusive a caixa dos próprios instrumentos. O acompanhamento é, então, principalmente harmônico” (p. 44).


Violeta Parra (1917-1967), artista chilena geralmente conhecida como cancionista, autora de canções célebres do repertorio latino americano tais como “Gracias a la vida” ou “Volver a los 17” apresenta no disco gravado em 1957 “El folklore de Chile, vol. III – La cueca presentada por Violeta Parra” os diversos tipos de cueca chilena, com exemplos cantados e tocados por ela ao violão.


Porém, no começo dos anos 1960, o impulso de renovação da música popular chilena leva Violeta a experiências mais radicais do ponto de vista da linguagem musical. É o que acontece com as “Anticuecas”. Cinco pelas para violão solo de extrema originalidade e complexidade harmônica e formal. Trata-se de um impulso renovador que tem a ver com as experiências de vanguarda e também com o profundo conhecimento que Violeta Parra tinha da cultura popular chilena.

Segundo o musicólogo chileno Juan Pablo González (2016, p. 175):

“Entende-se essa renovação ao descobrir-se nela uma personalidade artística completa, que não apenas buscou se expressar através da música, da poesia e da plástica, mas através de sua própria vida, transformada em um ato artístico que define muito bem a renovação da mulher, da cultura popular e da arte do Chile na década de 1960”.


Bibliografia:


GONZÁLEZ, Juan Pablo. Pensando a música a partir da América Latina. São Paulo: Letra e voz: 2016.

VEGA, Carlos. (1947). La forma de la cueca chilena. Revista Musical Chilena, 3(22-23), p. 15-45. Consultado de https://revistamusicalchilena.uchile.cl/index.php/RMCH/article/view/11426/11765


As Anticuecas:

CHAMADA CULTURAL ADUFOP: A ADUFOP tem recebido indicações de obras através da Chamada Cultural ADUFOP. A iniciativa tem intuito de ajudar a compreender o momento através da cultura. Faça sua indicação por direct (Instagram) ou encaminhe para o e-mail: comunicacao@adufop.org.br


bottom of page