top of page

Jornada Universitária Reforma Agrária e Popular: em defesa da natureza e de alimentos saudáveis

Há 10 anos as universidades brasileiras constroem junto ao MST a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular. Uma iniciativa importante que, no campo da extensão, do ensino e da pesquisa, qualifica a intervenção das instituições na perspectiva da construção de um saber socialmente referenciado.


Em 2023 o MST está sendo alvo de um processo de criminalização que tem como objetivo cercear os direitos de livre organização política e, certamente, poderá ter impactos para o conjunto das lutas e organizações populares no Brasil.


As universidades brasileiras, espaço de afirmação da democracia e da justiça social, podem dar sua contribuição nessa conjuntura, reafirmando a importância da luta por reforma agrária popular e rechaçando as tentativas de criminalização das legítimas lutas populares.


Conforme orientação construída pelo MST, articulada com os professores/as universitários de todo o país, o tema da JURA 2023 será: “Reforma Agrária Popular: em defesa da natureza e de alimentos saudáveis”.


Queremos construir uma Jornada na UFOP que reflita a diversidade da nossa universidade e que dialogue com os desafios regionais da questão agrária em Minas Gerais, em especial na região dos Inconfidentes. Queremos envolver docentes, estudantes, sindicatos, coletivos organizados, trabalhadores terceirizados e o conjunto do movimento estudantil da UFOP.


Contamos com sua participação na primeira reunião de preparação:


Data: 14/06/2023 (quarta-feira)

Local: Sala 08 ICSA (Campus Mariana)

Horário: 17h00min às 19h00min


Organização:

Professores Leonardo Nogueira e Kathiuça Bertollo (DESSO)

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/MG)




Kommentare


bottom of page