top of page

Jornal A Sirene - 10 anos dando voz aos atingidos e às atingidas pelo rompimento/crime da barragem de Fundão

  • ADUFOP
  • há 8 horas
  • 2 min de leitura

O Jornal A SIRENE é um importante instrumento das lutas sociais da região, e no dia 05 de fevereiro de 2026 completa 10 anos de existência e de publicações que dão voz às pessoas e comunidades atingidas pelo rompimento/crime da barragem de Fundão. Compõe a Frente Mineira de Lutas das Atingidas e dos Atingidos pela Mineração, a FLAMa-MG e assim enraiza ainda mais sua atuação com demais entidades, dentre elas a ADUFOP. 


Para marcar esta importante data, no lançamento da edição comemorativa aos 10 anos de publicações, haverá também o lançamento dos livros Papo de Cumadres, de Sérgio Papagaio, e O dia em que o rio correu para trás, escrito por Maria Cecília de Alvarenga Carvalho. Toda a comunidade está convidada para o lançamento, que acontece na próxima quinta-feira, dia 5, às 18h no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, em Mariana.


A ADUFOP, dando continuidade a uma forte atuação via FLAMa-MG, no sentido de enfrentar as violências cotidianas impostas pela mineração em nosso território de abrangência e atuação, bem como de incentivar a produção do conhecimento crítico, alinhado e construído a partir das pessoas e comunidades atingidas, apoia mensalmente, desde a gestão 2021-2023, o Jornal A SIRENE, para que este instrumento de luta não deixe de existir.


No intuito de potencializar ainda mais as lutas em defesa da educação pública e dos direitos das pessoas e comunidades atingidas, desde a edição do mês de novembro de 2025, a ADUFOP passou a ter uma coluna nas edições do jornal, espaço que é aberto a reflexões da diretoria e do conjunto de sindicalizados/as. Por isso, todos/as sindicalizados/as são especialmente convidados/as para este evento de luta e resistência coletiva.


Papo de Cumadres (Sérgio Papagaio)

O dia em que o rio correu para trás (Maria Cecília de Alvarenga Carvalho)


Data: 05 de fevereiro, quinta-feira

Horário: 18h

Local: ICSA, UFOP, em Mariana



 
 
bottom of page