top of page

Justiça suspende ato da reitoria da UERR que proibiu professores de entrar na universidade

Uma decisão judicial suspendeu, no início da última semana, uma decisão de 28 de setembro da reitoria da Universidade Estadual de Roraima (UERR), que proibiu o acesso e permanência de seis professores à UERR. O ato ilegal da reitoria ocorreu após os docentes participarem de uma manifestação na universidade.

FOTO: INSTAGRAM @sinduerr_andes_sn

No dia 11 de setembro, a Seção Sindical dos Docentes da UERR (Sinduerr SSind do ANDES-SN) realizou um ato de solidariedade à professora Ivanise, do qual participaram professores e estudantes da instituição, bem como representantes de outras entidades. O protesto tinha por objetivo, segundo a Sinduerr SSind., dialogar sobre processo administrativo instaurado contra a docente, o qual levou à sua exoneração.

Além de limitar o acesso dos seis docentes ao Campus UERR/Boa Vista, o reitor da universidade, Regys Odlare Lima de Freitas, publicou decisão que afastou outros três docentes de coordenações de cursos para as quais foram escolhidos pela comunidade universitária e limitou a presença, na UERR, de pessoas não ligadas à instituição.

Conforme a decisão do juiz Antônio Martins, relator do Tribunal Pleno, a manutenção da restrição, da forma como foi determinada pela reitoria, “cerceia ilegalmente o direito de acesso ao espaço público, integrante da instituição” com a qual os professores têm vínculo. De acordo com o magistrado, ainda que os professores respondessem a processo administrativo instaurado, isso "não justificaria a proibição de ingresso no local de trabalho".

“A decisão da justiça é uma grande conquista a todos os trabalhadores, contra as tentativas reiteradas de impedir e cercear a liberdade de expressão. Reafirmamos nosso compromisso na luta por diálogo, melhores condições de trabalho e contra atos que buscam impedir o pleno exercício da liberdade democrática”, avalia em nota Sinduerr SSind do ANDES-SN.

·​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ Fonte ANDES-SN *Com informações do G1

bottom of page