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Nota conjunta de apoio ao processo da Pesquisa Paritária para Reitoria da UFOP, quadriênio 2015-2025





As direções das entidades ADUFOP, ASSUFOP e DCE UFOP tornam público o apoio ao processo de consulta à comunidade acadêmica sobre a chapa que deverá concorrer à composição da Lista Tríplice do Conselho Universitário. O processo escolheu a Chapa 1 com 69,04% (4809 votos), formada pela Professora Cláudia Aparecida Marliére de Lima, candidata a reitora e pelo Professor Hermínio Arias Nalini Júnior, candidato a vice reitor.


As entidades defendem que os dirigentes das Instituições de Ensino Superior sejam escolhidos por meio de eleições diretas, com voto paritário ou universal e que o processo termine no âmbito de cada instituição. Defendem também que a autonomia das instituições de ensino seja respeitada.


Em dois anos de governo, o presidente Jair Bolsonaro, através do Ministério da Educação (MEC), atacou diversas vezes a educação pública e gratuita, com cortes na área, ataques aos procedimentos democráticos duramente conquistados, à liberdade de cátedra, intolerância e perseguição institucional. Ao todo, Bolsonaro já nomeou 16 interventores, de acordo com a última atualização do ANDES-Sindicato Nacional.


É fundamental o respeito aos processos democráticos nas Instituições de Ensino Superior pelas instâncias de poder do Executivo e pela sua comunidade acadêmica. Preservar os valores que regem a universidade é também preservar o passado e o futuro de uma Instituição.


Cabe destacar que a ADUFOP, o ASSUFOP e o DCE foram vanguarda no país criando o processo de consulta para Reitoria de forma paritária, que valorizou o conjunto da comunidade universitária e construiu um horizonte democrático e participativo na Educação Superior Pública brasileira. A Pesquisa adotada na UFOP serviu de modelo para diversas Instituições Federais de Ensino no Brasil.


Os ataques à autonomia universitária pelo atual governo federal têm sido uma constante. Dessa forma, as entidades representativas da UFOP exigem a nomeação da reitora, respeitando a decisão da comunidade acadêmica.


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