top of page

Nota conjunta de apoio à Comissão de Pesquisa Paritária para Reitoria da UFOP




As direções das entidades representativas ASSUFOP, ADUFOP e DCE UFOP tornam público o completo apoio aos membros da Comissão de Pesquisa Paritária da UFOP, bem como aos membros do Conselho de Ética e da Comissão Técnica, e reforçam a confiança no trabalho que está sendo desenvolvido pelos mesmos, em especial à lisura do processo consultivo.


Tratam-se de profissionais sérios, experientes, que ocupam posições de destaque na comunidade acadêmica, com históricos irretocáveis e que estão conduzindo a Pesquisa com vigor, isonomia e imparcialidade, mesmo diante dos empecilhos causados pela pandemia do coronavírus.


Neste nebuloso momento vivido pelos brasileiros, de ataques aos procedimentos democráticos

duramente conquistados, de desmantelamento de direitos históricos, de escalada da intolerância e da perseguição institucional, faz-se ainda mais fundamental o respeito aos processos democráticos na UFOP pelas instâncias de poder do Executivo e pela sua comunidade acadêmica. Preservar os valores que regem a UFOP é também preservar o passado e o futuro de uma Instituição de 51 anos de excelência em Pesquisa, Ensino e Extensão.


As entidades evidenciam que o melhor seria uma votação presencial – pela possibilidade de mobilização e contato mais próximo com a comunidade acadêmica –, mas, diante desta conjuntura atípica, as diretorias reforçam o apoio ao processo e à Comissão de Pesquisa Paritária para Reitoria da UFOP.


Cabe ressaltar que o ASSUFOP, a ADUFOP e o DCE foram vanguarda no país criando o processo de consulta para Reitoria de forma paritária, que valorizou o conjunto da comunidade universitária e construiu um horizonte democrático e participativo na Educação Superior Pública brasileira. A Pesquisa adotada na UFOP serviu de modelo para diversas Instituições Federais de Ensino no Brasil.


Desse modo, as direções do ASSUFOP, da ADUFOP e do DCE UFOP destacam o tratamento igualitário que a Comissão está dando para as três chapas, reforçam a isonomia do processo de votação online desenvolvido pelo NTI – que será auditada por uma equipe de especialistas e acompanhada por uma equipe técnica com membros indicados pelas próprias chapas – e sublinham a importância da participação da comunidade na escolha das pessoas que estarão à frente da UFOP nos próximos quatro anos de duras lutas em defesa do Ensino público, gratuito e de qualidade.

bottom of page