top of page

Nota da FLAMa de apoio à Chapa 2 – “Movimento Oposição: Liberdade, Democracia e Luta”

Nota da FLAMa de apoio à Chapa 2 – “Movimento Oposição: Liberdade, Democracia e Luta” para A eleição da diretoria do sindicato Metabase Mariana


Nos dias 30 de junho (quarta-feira), 01 de julho (quinta-feira) e 02 de julho (sexta-feira), vai ocorrer a eleição para definir a próxima diretoria que ficará na gestão 2021/2025 do Metabase Mariana, sindicato de significativa importância na região, dado que representa as trabalhadoras e os trabalhadores das mineradoras Vale e Samarco.


A Frente Mineira de Luta das Atingidas e dos Atingidos pela Mineração (FLAMa) defende que o sindicato seja um instrumento real de luta da classe trabalhadora e atue com uma política sindical que preze a democracia na base e construa a luta implacável em defesa dos direitos dos trabalhadores, em unidade com outros setores da comunidade e as pessoas atingidas pela mineração.


Os ataques dos governos, os ataques das empresas, as vendas dos direitos pelas direções sindicais burocráticas colocam na pauta do dia a necessidade de os trabalhadores se organizarem para a luta. Assim, é fundamental que o sindicato esteja fortalecido, com os trabalhadores construindo, junto com a diretoria, as lutas, de maneira democrática e com independência de classe.


Nesse sentido, estamos vigilantes às tentativas antidemocráticas que têm sido construídas pela chapa 1, da situação, para não haver oposição no pleito eleitoral. Reforçamos: a democracia na base se expressa na garantia de que as trabalhadoras e os trabalhadores possam decidir os rumos do sindicato e a diretoria que os representa.


Por isso, as eleições do Sindicato Metabase Mariana são uma importante oportunidade de as trabalhadoras e os trabalhadores construírem um sindicato mais forte e que cumpra o papel de defender os trabalhadores, em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, e não da empresa.


Dessa maneira, a FLAMa apoia a Chapa 2 – Movimento Oposição: Liberdade, Democracia e Luta e se coloca à disposição para construir as lutas em defesa dos trabalhadores e atingidos pela mineração.


Frente de Luta das Atingidas e Atingidos pela Mineração – FLAMa.

29 de junho 2021.

bottom of page