top of page

Nota da FLAMa-MG – Apoio à luta dos trabalhadores e trabalhadoras da CSN



Desde o dia 31 de março os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de Congonhas estão construindo paralisações junto ao Sindicato Metabase Inconfidentes. Há um desajuste enorme nas correções salariais da categoria que chega a 25%. Como de costume as grandes empresas mineradoras acham que as regiões minerárias, suas populações e trabalhadores são dispensáveis. A CSN mineração foge da mesa de negociação como menino birrento, se recusa a dialogar com o sindicato e com a categoria e ainda tenta enfiar goela abaixo um reajuste fajuto e um Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) vergonhoso.


Enquanto as empresas mineradoras têm batido recordes de produção e de lucros, os trabalhadores amargam carestia e precarização do trabalho. A lógica é: aos trabalhadores migalhas, às populações o risco, à natureza degradação, aos figurões bônus milionários e aos acionistas lucros bilionários. A postura da CSN revela-se inaceitável, autoritária e desdenhosa tanto com a terra que fornece riquezas quanto com os braços que a produzem.


A FLAMa-MG se solidariza com cada trabalhador, cada trabalhadora, pai, mãe de família, jovem que está nessa luta a fim de garantir sua dignidade. Nos solidarizamos com toda a população congonhense que vive sob a pavorosa sombra da barragem de Casa de Pedra. Nos solidarizamos com cada pequeno comerciante que vê os preços de fornecedores subindo e a clientela, pauperizada, minguando.


Diante desse contexto, a FLAMa-MG reforça a importância da realização da Plenária-Reunião, hoje, dia 18 de abril de 2022, às 18h30 na sede do Sindicato Metabase Inconfidentes de Congonhas, localizado na Rua Padre Leonardo, número 50, Centro. Reforçamos que a nossa luta somente terá êxito com a participação ativa de cada um de nós! Assim, é urgente a adesão a essa reunião, bem como, avançarmos na resistência construída até o momento!


A FLAMA se coloca à disposição e se soma a essa importante luta na Região.


Dia 18 de abril de 2022.


bottom of page