Nota de esclarecimento da ADUFOP

A direção da ADUFOP foi convidada pela Chefia de Gabinete da Reitoria para comparecimento em duas reuniões ontem (19 de fevereiro de 2020), na sede da Pró-Reitoria de Administração.


A pauta das referidas reuniões eram: proposta de minuta de licença-capacitação prevista no artigo 87 da Lei 8.112/90 (3 meses a cada cinco anos de exercício) e “análise” dos encaminhamentos em razão do Ofício do Ministério da Educação (MEC) que “orienta” os dirigentes das instituições federais de ensino a se atentar com os gastos com pessoal da ativa e inativos. No caso da UFOP, inclusive, a proposta da Reitoria é ainda mais restritiva do que a do MEC relativamente à licença-capacitação.


A ADUFOP, por meio de dois ofícios (disponíveis no final da matéria), reiterou o posicionamento já expresso por diversas vezes: não concordância com as medidas do Governo Bolsonaro e com a aplicação destas em qualquer medida no âmbito da UFOP.


A ADUFOP entende que a mera construção de oposição em reuniões de gabinete não surtirá efeito algum. Permanecemos abertos ao diálogo e na ação de mobilizar a base.


Mesmo após a Reitoria da UFOP publicar nota de esclarecimento sobre Ofício Circular do MEC (clique aqui), a ADUFOP espera que a Reitoria acorde de seu marasmo amedrontado e faça como outras instituições de ensino já fizeram: repúdio total à suspensão e/ou congelamento de direitos da categoria docente adquiridos com muita luta


A ADUFOP deixa como sugestão para a Reitoria que na primeira semana do semestre letivo, considerando uma maior participação, realize uma exposição para toda comunidade acadêmica sobre a real situação da universidade.


Até o fechamento da matéria (19/02), essas são algumas universidades que já emitiram nota sobre os últimos posicionamentos do MEC:


Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal da Bahia (UFBA).



Ofícios:







Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 9h às 17h.


Telefone: (31) 3551-5247
E-mail: secretaria@adufop.org.br

comunicacao@adufop.org.br

Endereço: R. Antônio José Ramos, 65 - Bauxita, Ouro Preto - MG, 35400-000, Brasil

  • Preto Ícone YouTube

Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação ADUFOP | 2018