top of page

Nota de Repúdio a ataque virtual em atividade promovida pelo PETMAT-UFOP

A ADUFOP tomou conhecimento no dia 05 de novembro de 2020 de ataque virtual em atividade promovida pelo PETMAT. A atividade tratava-se de palestra intitulada “transformações no mundo do trabalho: precarização e sofrimento”. Contava com articulação entre diferentes áreas do conhecimento da UFOP. Potencializava a comunidade acadêmica e demais interessados no aprofundamento de temática tão relevante.

No entanto, antes mesmo da palestra iniciar, a sala foi invadida e foram proferidos diversos palavrões, houve compartilhamento de imagens pornográficas, assédio às mulheres, entre outros ataques, todos com som muito alto. Os presentes naquele espaço virtual se sentiram tensos e acuados diante do que estava acontecendo. O evento foi retomado em outra sala on-line, mas o impacto do ocorrido marcou a atividade e todos os envolvidos.

Diante do exposto, a ADUFOP repudia tal ataque. Inscreve o fato como mais uma explicitação do conservadorismo, do fascismo que insistem estarem presentes na sociedade. É o retrato de uma sociedade adoecida. Precisamos retomar premissas básicas de vida em comum, de respeito ao próximo, de civilidade, a fim de garantirmos nossa própria existência enquanto gênero humano.

Também, a ADUFOP presta solidariedade ao PETMAT-UFOP, às pessoas envolvidas esse lamentável fato, e se coloca à disposição por meio da assessoria jurídica para orientar e dar os devidos encaminhamentos legais e jurídicos cabíveis.

Não ao conservadorismo. Não ao fascismo. Não à barbárie capitalista que tudo isso fomenta.

Pelo respeito às pessoas. Respeito à ciência. Respeito à educação e universidade públicas.


Ouro Preto-MG, 06 de novembro de 2020.

Diretoria ADUFOP.




bottom of page