top of page

Nota de repúdio aos ataques em atividades acadêmicas que envolvem a comunidade da UFOP


A ADUFOP tomou conhecimento de duas situações de ataques que envolvem a comunidade acadêmica da UFOP. Diante de tais situações manifesta repúdio e se solidariza com os/as envolvidos/as. Reitera que está à disposição para orientações e encaminhamentos jurídicos cabíveis.


A primeira situação foi de ataque à atividade que uma docente da UFOP realizaria no município de Itaúna-MG. Segundo reportagem publicada “Palestra de professora da UFOP é cancelada em Itaúna devido a ameaças a ela e ao secretário de Educação do município por radicais conservadores” - Clube FM 93,5 | Conexão FM 106,5 (gruporadioclube.com.br). Supostas ameaças de pessoas do movimento conservador de Itaúna causaram o cancelamento da palestra na cidade da professora Márcia Ambrósio, que estava marcada para esta sexta-feira, 12/02. Márcia Ambrósio, de acordo com o perfil dela nas redes sociais é Mestre e Doutora em Educação pela UFMG, Professora Adjunta IV na UFOP e Autora do livro “O uso do portfólio no ensino superior”, Editora Vozes, 2013. A palestra de Márcia seria para o corpo docente da Secretaria Municipal de Educação de Itaúna. O tema da palestra seria “Como os (as) docentes e os (as) estudantes aprendem? Abordagens cartográficas, corporais, virtuais, ecológicas, afetivas e metacognitivas dos aprendentes.”


A outra situação envolveu ataques de perfis fakes à atividade organizada pelo PET ICSA- Conexão de Saberes em conjunto com o CEMAR (Centro de Extensão de Mariana) que aconteceria no dia 19/02, e abordaria acerca da "Formação acadêmica, extensão universitária e comunidade: Uma relação com várias vias". O encontro fazia parte de um conjunto de atividades para receber os calouros desse primeiro período letivo de 2021.


Tais atitudes expressam um frontal ataque à liberdade de pensamento, à autonomia universitária, à ciência, à produção de conhecimento socialmente referenciado.


A ADUFOP reitera a importância de respaldo institucional da Universidade a ações como essas que sofreram ataques, bem como, outras que fazem parte da existência e funcionamento da Universidade e que podem estar em situação de vulnerabilidade, como bancas de defesa de TCC´s, dissertações, teses, projetos de extensão, palestras e demais que envolvam o corpo docentes, discente e técnico-administrativo da UFOP.


A ADUFOP se mantém alinhada à ciência, ao pluralismo de ideias, em defesa da educação e da universidade pública. Contra qualquer ataque e cerceamento de ideias e da livre atividade da comunidade acadêmica.


A entidade está à disposição para qualquer encaminhamento cabível diante de tais fatos.




Diretoria da ADUFOP, 22 de fevereiro de 2021

bottom of page