Nota de solidariedade da ADUFOP ao professor Reginaldo Cordeiro dos Santos
- ADUFOP
- há 30 minutos
- 2 min de leitura
A ADUFOP tomou conhecimento, após denúncia feita pelo professor Reginaldo Cordeiro dos Santos Júnior ganhar ampla repercussão na mídia estadual, da situação extremamente violenta a que foi submetido nas dependências da UFMG por um profissional da segurança da instituição.
Nos solidarizamos com a situação de racismo, intimidação e perseguição que nosso colega docente foi submetido nas dependências da UFMG quando do retorno de atividade de pesquisa/visita em campo.
Reginaldo Cordeiro dos Santos Júnior, além de pesquisador vinculado à UFMG é professor substituto no Departamento de Serviço Social da UFOP, e desde sua contratação tem desenvolvido sua atuação com extrema competência, compromisso e ética profissional.
Convém reivindicar e divulgar a importante trajetória acadêmica construída por Reginaldo no estudo e articulação político-organizativa com comunidades e povos tradicionais de Minas Gerais. Justamente quem atua reivindicando à luz da ciência a eliminação das violências e opressões historicamente impostas a uma expressiva parcela da população brasileira nos marcos da nossa desigual e excludente constituição social e econômica, é vítima das expressões que combate.
Infelizmente, as marcas seculares do racismo insistem em se manifestar no cotidiano das universidades públicas. Enquanto seção sindical de organização e defesa da categoria docente que assume a perspectiva classista de atuação nos colocamos nas trincheiras do enfrentamento a esta violência enquanto forma de opressão étnico-racial própria de um país marcado pela colonização e escravização do povo negro e de uma sociabilidade que expressa cada vez mais seu esgotamento civilizatório sob os marcos do capitalismo.
Reivindicamos que os fatos sejam apurados e tratados com a devida seriedade que merece. Nos colocamos à disposição para prestar toda forma de apoio que o professor Reginaldo Cordeiro dos Santos Júnior demandar.
Diretoria da ADUFOP, Biênio 2025-2027.
