top of page

Processo judicial entre a UFOP e a Arquidiocese de Mariana passa a ser acompanhado pelo MEC

Representantes do Ministério da Educação (MEC) visitaram o Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, dia 3 de setembro, a fim de discutir a situação relacionada ao despejo do Instituto. Durante a visita, houve uma reunião em Belo Horizonte envolvendo a Reitoria, a Diretoria do ICHS, a Procuradoria da Universidade e os representantes do MEC. Foi avaliado que o mais urgente seria passar tranquilidade para os estudantes, garantir a realização das atividades programadas pelo Instituto, buscando um acordo por tempo limitado para que a situação possa ser melhor avaliada. Agora, o caso passa a ser acompanhado pelo MEC.

Aconteceu também uma encontro envolvendo a Reitoria, a Diretoria do ICHS, a Procuradoria da Universidade, os representantes do MEC, o Arcebispo de Mariana e os representantes da Arquidiocese. Na conversa, foi proposto o pagamento de aluguel, dentro do valor permitido legalmente à UFOP, pelo período de um ano. A Arquidiocese ficou de apresentar uma proposta de valor em breve. Durante esse período, o MEC irá avaliar a melhor solução para o caso.

Além disso, os representantes do Ministério visitaram o ICHS, em Mariana, acompanhados pela Reitoria, pela Diretoria do instituto, Centros Acadêmicos e por alguns técnicos-administrativos, alunos e professores. A UFOP aguarda resposta da Arquidiocese e garante comunicar à comunidade do ICHS sobre qualquer novidade.

bottom of page