top of page

Reunião da Conedep debate temas da Plenária Nacional de Educação

  • ADUFOP
  • 30 de abr.
  • 2 min de leitura
ree

A terceira reunião deste ano da Coordenação Nacional de Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep) foi realizada na última quinta-feira (24), de forma híbrida, e transmitida da sede do ANDES-SN, em Brasília (DF). O encontro contou com a participação de representantes do Sindicato Nacional, da Fasubra, da CSP-Conlutas e do Movimento por uma Universidade Popular (MUP).


Os temas da Plenária Nacional da Educação foram pauta da reunião. “O resgate do Plano Nacional de Educação (PNE) da sociedade brasileira, o financiamento público da educação pública, a privatização e financeirização da educação, a questão da militarização das escolas no Brasil, a democracia e a autonomia das escolas e das instituições de ensino superior, o avanço dos projetos conservadores e a perseguição a docentes nas escolas e nas universidades foram alguns temas apontados como necessários para o debate na Plenária Nacional de Educação”, informa Raquel Dias, 1ª vice-presidenta do ANDES-SN.


No encontro, foi definido ainda que é fundamental a presença de entidades da educação básica na plenária e será realizado um convite à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). “Para além da CNTE, também se discutiu a possibilidade de convidar alguns sindicatos da educação básica de peso, como o Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo), o Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro), o Sintepp (Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará), dentre outros”, afirma Raquel, que também integra a coordenação do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do Sindicato Nacional.  


A próxima reunião da Conedep foi agendada para o dia 28 de maio, na sede do ANDES-SN, em formato híbrido. A reunião abordará a metodologia e definirá a data da Plenária Nacional de Educação, que ocorrerá provavelmente no segundo semestre deste ano, em Brasília (DF), devido as agendas das entidades.


Fonte: ANDES-SN

 
 
bottom of page