top of page

Semana de Lutas das IFES(25 a 29 de abril de 2022) nos campi de João Monlevade, Ouro Preto e Mariana

Semana de Lutas das IFES (25 a 29 de abril de 2022): Debates públicos e entrega de Lembranças Comemorativas da “Campanha ADUFOP 40 anos” nos campi de João Monlevade, Ouro Preto e Mariana



O retorno presencial das universidades públicas federais, o incessante corte de investimentos em estrutura, ensino, pesquisa e extensão, a redução dos direitos estudantis de permanência e o arrocho salarial dos Servidores Públicos Federais (somente nos três anos do Governo Bolsonaro representam 19,9%!) estão provocando e impulsionando a retomada da mobilização de professores, técnico-administrativos e estudantes em defesa da educação pública, gratuita e socialmente referenciada.

As universidades públicas, assim como o serviço público em geral, foram essenciais para o enfrentamento à pandemia da COVID-19, com pesquisas, produção de insumos e no atendimento da população, inscritas nos serviços de saúde e na ampla vacinação de toda a sociedade brasileira.


Na UFOP, as três categorias de organização coletiva (ADUFOP, ASSUFOP e DCE) já realizaram ato no dia 04/04/2022 em defesa da educação, pelo retorno do restaurante universitário e pelo reajuste salarial. Ainda, na luta por essas e tantas outras reivindicações, a ADUFOP aprovou em assembleia ocorrida no dia 12/04/2022 a adesão à Semana de Lutas das Instituições Federais de Ensino (IFES), no sentido de fomentar o debate público e a mobilização destes setores e da classe trabalhadora em geral. Na programação da Semana de Lutas, foi aprovada a paralisação das atividades das/os docentes no dia 28/04/2022, quinta-feira.


Em âmbito da ADUFOP, estão programadas atividades nos três campi de atuação sindical. Além de debates públicos, serão entregues para as/os docentes sindicalizadas/os lembranças comemorativas referente à Campanha ADUFOP 40 anos. Estas lembranças resgatam o potente histórico de lutas da entidade ao longo dos 40 anos de sua existência e enfatizam o circuito de produção artesanal na nossa região, que é assolada pela mineração extrativista e sua lógica produtiva destrutiva.


Em contraponto a este contexto que domina, explora e conforma a vida da classe trabalhadora na Região, os produtos que as/os sindicalizados receberão são produzidos/confeccionados por trabalhadores e trabalhadoras artesanais da cidade de Ouro Preto. Dar visibilidade a este âmbito é uma ação que se inscreve nas reflexões e comemorações que a ADUFOP pauta e organiza em referência ao dia de lutas das/os trabalhadores/as que será comemorado no dia 1º de maio.


Convidamos todas/os para aderirem e construirmos coletivamente as seguintes atividades:

- Segunda-feira (25/04) – Diálogo sobre a pauta da Semana de Lutas e entrega de Lembranças Comemorativas da Campanha ADUFOP 40 anos às/aos sindicalizadas/os da ADUFOP, no ICEA, em João Monlevade – 14 horas às 16 horas.


- Terça-feira (26/04) – Diálogo sobre a pauta da Semana de Lutas e entrega de Lembranças Comemorativas da Campanha ADUFOP 40 anos às/aos sindicalizadas/os da ADUFOP, no ICEB, em Ouro Preto – 14 horas às 16 horas.


- Quinta-feira (28/04) – Debate público com o tema: “A luta de trabalhadores e estudantes e o futuro da universidade pública” no Centro de Convergência, em Ouro Preto, – 12 horas às 14 horas.

Debate público com o tema: “A luta de trabalhadores e estudantes e o futuro da universidade pública” no no auditório do ICSA, em Mariana – 16 horas às 18 horas.

bottom of page