top of page

Setor das Ifes aponta intensificar luta pela campanha salarial, contra o arcabouço fiscal

Setor das Ifes aponta intensificar luta pela campanha salarial, contra o arcabouço fiscal e pelo fim da lista tríplice


Docentes definem agenda de lutas, com participação na Jornada de Lutas de 12 a 16 de junho


Entre 3 e 4 de junho, docentes de diversas seções sindicais do ANDES-SN estiveram em Brasília (DF), para a reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes). A mobilização e os rumos da Campanha Salarial 2024, a luta contra o arcabouço fiscal e o fim da lista tríplice foram alguns dos temas pautados nos dois dias de encontro.


“As reuniões dos setores, nesse caso o das Ifes, sempre são importantes, pois é quando temos a oportunidade de debater as questões mais urgentes de nossa categoria. Para essa reunião, a significativa participação das seções sindicais e o bom debate estabelecido permitiram avançar em pautas tão caras para nossa categoria docente e para a população em geral, sobretudo no que tange ao Arcabouço Fiscal, ou como chamamos 'Calabouço Fiscal', que, além de ameaçar a servidora e o servidor público em seus direitos mais elementares, impõe mais sacrifícios à população, sobretudo à parcela menos favorecida”, explicou Luís Augusto Vieira, 2º vice-presidente da Regional Planalto e da coordenação do Setor das Ifes.


De acordo com o diretor do ANDES-SN, em relação à Campanha Salarial 2024, foi discutida a composição da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) e apontada a participação na mesma, sem desconsiderar seu histórico e seus limites, e exigir um protocolo mais detalhado e calendário de reuniões, além da abertura, com prazo, das mesas setoriais.


As e os docentes também discutiram a necessidade de fortalecer a luta contra o Arcabouço Fiscal, em conjunto com o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), participando da semana de mobilização entre 12 e 16 de junho e promovendo atividades de formação e assembleias sobre o tema. Além disso, debateram acerca da luta pelo fim da lista tríplice e a necessidade de aprofundar a discussão sobre os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional.


“Avançamos, ainda, na discussão de nossa campanha salarial, indicando nossa posição diante da Mesa Nacional de Negociação Permanente, a ser levada em conjunto com o Fonasefe, e aprofundamos um pouco mais nossos debates em torno do PL que visa por fim à lista tríplice nas Instituições Federais de Ensino, fazendo valer nosso histórico entendimento de que são tais instituições que devem decidir sobre seus rumos e dirigentes”, concluiu o diretor do Sindicato Nacional.


Agenda Foi definida uma agenda do Setor das Ifes, com rodadas de assembleias gerais nas seções sindicais, de 12 a 30 de junho, para debater a campanha salarial e atividades locais de mobilização. A próxima reunião do Setor está prevista para os dias 1 e 2 de julho. A íntegra do calendário proposto na reunião será divulgada em breve.


Semana de Mobilização A diretoria do ANDES-SN convocou todas as seções sindicais a participarem ativamente das mobilizações da "Jornada de luta pela campanha salarial e contra o arcabouço fiscal", que será realizada de 12 a 16 de junho de 2023, em Brasília (DF). De acordo com a circular nº 169/2023, é essencial que a categoria esteja unida para enfrentar os desafios impostos pelo atual cenário político e econômico.


“Neste momento crucial, contamos com o engajamento de todas as seções sindicais para garantirmos uma ampla participação e mostrar que não nos curvaremos diante das adversidades. Seremos agentes de transformação, tornando a Semana de Mobilização pela Campanha Salarial 2024 um marco em nossa luta pela valorização da educação e do(a)s profissionais que a constroem diariamente”, afirma o documento. Leia aqui.


Fonte: ANDES-SN

Comments


bottom of page