Trabalho dos/as Docentes da UFOP na Pandemia: Levantamento ADUFOP - Julho 2021


A pandemia da COVID-19 trouxe desafios ímpares para a humanidade. Desafios estes que se puseram com muita força à educação pública brasileira, à atividade laboral do/a docente.


A realização de levantamentos/estudos sobre a realidade local de cada seção sindical do ANDES-SN foi uma orientação da diretoria nacional e deliberação dos encontros da categoria ao longo do ano de 2020.


O reconhecimento da necessidade de tais estudos sempre foi consensual nas diretorias da ADUFOP, seja na gestão que vivenciou o início do trabalho e ensino remoto na UFOP ou na atual diretoria, que assumiu a gestão da entidade quando já havia decorridos meses da atividade laboral docente conformada remotamente.


Tornou-se uma realidade o fato de, no período da pandemia, as universidades públicas brasileiras assumirem o ensino remoto como meio de dar continuidade à formação acadêmica-profissional ofertada nestas instituições.


Conhecer a realidade, os desafios, as respostas dadas e as não efetivadas enquanto gestão da universidade diante de tal cenário é tarefa para potencializar melhores condições de atuação e de oferta do ensino, pesquisa e extensão. É tarefa sindical, de luta e resistência frente aos incessantes desmontes sofridos.


Com esse propósito o levantamento foi realizado e agora é tornado público. Além da ampla divulgação à categoria docente e à comunidade acadêmica de modo geral, o mesmo será entregue e pautado junto à reitoria da UFOP e remetido à diretoria nacional do ANDES-SN, bem como, às demais seções sindicais do sindicato.


Clique aqui para ter acesso à pesquisa.