top of page

UFOP suspende calendário acadêmico dos cursos de graduação presenciais no semestre letivo 2020/01

O Conselho Universitário (CUNI) da UFOP, em reunião extraordinária nessa quarta-feira (25), decidiu sobre a suspensão do calendário acadêmico dos cursos de graduação presenciais no semestre letivo 2020/1.

A resolução do CUNI foi: suspender os componentes curriculares presenciais e remotos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFOP; as atividades presenciais dos cursos não serão substituídas por atividades remotas; recomendado o desenvolvimento de atividades extracurriculares de forma remota; as atividades de pesquisa e a orientação de alunos de graduação (projetos de pesquisa ou extensão) e pós-graduação, bem como as defesas de trabalhos de conclusão da pós-graduação, foram mantidas - recomendado que tais atividades sejam desenvolvidas preferencialmente de forma remota; as atividades de discentes, servidores docentes e técnico-administrativos relacionadas ao enfrentamento da pandemia foram mantidas.

A ADUFOP encaminhou ofício à Reitoria solicitando que Administração Superior da UFOP, suspendesse imediatamente todas as atividades acadêmicas, ou seja, a suspensão do calendário acadêmico. No ofício, encaminhado em 20 de março, a diretoria da entidade cita a Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 343, de 17 de março de 2020, que autoriza (mas não impõe), em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, pela modalidade do ensino a distância - (EAD). “Em uma Universidade Federal Pública, com uma rotina de atividades presenciais, a qual envolve centenas de trabalhadores da educação – entre técnicos e docentes e milhares de estudantes – querer transformar e realizar essas atividades via EAD, é, no mínimo, um descompasso pedagógico e político”.

A ADUFOP entende que o governo está aproveitando do momento para implementar o que eles já tinham como objetivo: o desmonte da educação pública e o expressivo ataque ao funcionalismo público. A orientação do MEC ignora o fato de que uma parcela dos estudantes não têm os instrumentos necessários para o EAD além de outras questões que está modalidade pressupõe.

bottom of page