top of page

ADUFOP participa do 31º Grito dos Excluídos em Belo Horizonte

  • ADUFOP
  • há 2 dias
  • 1 min de leitura

A ADUFOP participou do 31º Grito dos Excluídos, neste domingo (7), no Centro de Belo Horizonte. A manifestação contou com a presença da professora Kathiuça Bertollo, presidenta da ADUFOP, e do professor Marlon Garcia, membro do conselho de representantes da entidade, além de estudantes da UFOP. 


ree

O Grito dos Excluídos, evento tradicionalmente realizado no dia em que se comemora a Independência do Brasil, reuniu diversas organizações da sociedade civil, incluindo sindicatos, o setor progressista da Igreja Católica, movimentos sociais e partidos políticos.


Com o tema "Cuidar da Casa Comum e da Democracia é Luta de Todo Dia", os manifestantes pautaram uma série de reivindicações. Entre os pontos abordados, criticaram às propostas de privatização do governo Zema (Novo); a solidariedade ao povo palestino; a defesa da educação pública; à não anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023; a defesa do fim da escala de trabalho 6x1; a taxação dos super-ricos e a isenção de imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil. Além desses temas, também citaram os riscos às liberdades e à soberania nacional, através das tentativas de intervenção imperialista dos Estados Unidos. 


ree

Para Kathiuça Bertollo, a realização e a participação neste ato demonstra a resistência histórica da classe trabalhadora brasileira. Foi mais um momento de evidenciar as pautas em defesa de um país soberano e por melhores condições de vida à grande parcela da população que é destituída de garantias elementares de sobrevivência com dignidade. A presença no ato também se tornou significativa por ter reforçado a articulação com demais seções sindicais do ANDES-SN, com egressos e estudantes atualmente vinculados à UFOP que estavam na manifestação.


 
 
bottom of page